Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 9 de março de 2016

O que faz um profissional de logística?

Este tecnólogo avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, de forma econômica, rápida e segura. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição, acompanha os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e ainda determina o meio de transporte a ser utilizado. Também realiza o cálculo do frete e define a embalagem que será usada para preservar o produto. Faz o acompanhamento de pedidos e controla os estoques.


Brasil é o 65º em ranking de logística. Elaborada pelo Banco Mundial, a lista mede a eficiência do setor em 160 países e é elaborada a partir da percepção do setor empresarial. A posição do Brasil no ranking mostra que ainda há muito a ser feito no país, o que é uma boa notícia para os profissionais com formação na área, entre eles os tecnólogos em Logística.

O curso:
O currículo mescla disciplinas das Ciências Exatas, como estatística e física, e Sociais Aplicadas, como administração e marketing, com outras bem específicas da área, como legislação aduaneira, comércio exterior, cadeia de suprimentos e armazenagem e manuseio de materiais. 

Mercado de trabalho:
Um profissional preparado para lidar especificamente com logística ainda é novidade – o que valoriza este tecnólogo. Além disso, a atual conjuntura econômica reforça a importância de setores que contribuam diretamente para o aumento da eficiência e a redução de custos. As áreas de atuação são muitas, como comércio, indústrias e agronegócio. O tecnólogo trabalha com transporte de carga e sua roteirização, negociações, análises de mercado, planejamento e importação e exportação. Grandes centros urbanos, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, constituem os melhores mercados. O Nordeste acena com boas perspectivas para os próximos anos.

Duração: 2 anos

Com informações do Guia do Estudante


Na Faculdade CDL: 
O Curso Superior de Tecnologia em Logística visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, que serão aplicados na melhoria da eficácia e da produtividade de empresas dos setores industrial e terciário, notadamente organizações integrantes do segmento de comércio (atacadista e varejista) e de serviços, com foco na melhoria das redes de distribuição, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se com o inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento de fluxos de pedidos.
Objetivos Específicos

• Propiciar a capacitação de profissionais habilitados a exercer as atribuições concernentes ao exercício de atividades técnicas e administrativas junto a empresas públicas e particulares que utilizam serviços de aquisição, movimentação, transporte, armazenamento e distribuição de bens, com competência para trabalhar em equipe, desempenhando seu papel em consonância com as especificidades locais e dentro de uma visão globalizada;

• Proporcionar a disseminação de conhecimentos que ultrapassem a barreira de conceitos estritamente teóricos, oportunizando ao profissional desenvolver capacidade reflexiva, criativa e autônoma no equacionamento de problemas e na tomada de decisões;

• Estimular nos alunos a conscientização de valores sociais, tomando por premissa o saber crítico para compreender o meio em que atuam, promovendo a evolução e melhorias na comunidade, com responsabilidade, compromisso, ética e justiça;

• Propor, analisar, conceber e implementar práticas inter e multidisciplinares, bem como estimular e apoiar a execução de projetos transdisciplinares;

• Visando avançar na consecução desses objetivos, o Curso proposto buscará integrar e articular os conteúdos das diversas unidades curriculares e dos módulos integrantes, adequando cargas horárias e metodologias aos requisitos do mercado de trabalho e às especificidades do público-alvo. O curso propõe-se, ainda, capacitar profissionais aptos a empreender negociações, prover a disponibilidade de produtos e serviços a serem comercializados bem como planejar e implementar estratégias e planos logísticos voltados para a melhoria da competitividade das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...