Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 3 de março de 2016

O que faz um contador?

Pensando em esclarecer a dúvida de muitas pessoas, resolvemos fazer um artigo explicando sobre a profissão de contador. Pois, o profissional de contabilidade é muito solicitado por empresas, tendo grande importância para as organizações em geral. Afinal, você sabe o que faz um contador?

O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em sua rotina de trabalho, lida com planilhas, contas a pagar e a receber, impostos e muitos números. É uma profissão que exige muita responsabilidade, além disso, o profissional precisa ter graduação superior em Ciências Contábeis com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Segundo o site Explica tudo, o profissional de contabilidade deve possuir conhecimentos avançados de matemática financeira, organização, precisão, conhecimentos de leis tributárias e vontade de manter-se atualizado (em virtude da mudança rápida e constante de leis e tributos).

Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação no país. A pesquisa, divulgada em 2013, revela que 93,87% dos profissionais da contabilidade estão empregados e trabalhando em sua área de atuação.




1. Gestão de empresas
Na abertura de uma empresa, o contador é quem faz o registro junto aos órgãos do governo e consegue alvará de funcionamento. Somente após isso, a empresa poderá começar suas atividades normalmente. Após a abertura de uma empresa, começa o ciclo para contratação de funcionários e o contador pode ficar responsável por elaborar os contratos e reunir toda documentação necessária dos colaboradores. É de responsabilidade do contador fazer os cálculos e emitir as guias de impostos a serem pagos, como por exemplo: ICMS, IPI, PIS, COFINS, entre outros.




2. Auditoria contábil

Na auditoria, o contador tem a função de verificar a exatidão das informações contidas nos registros contábeis. Ele examina os documentos contábeis, como balanço patrimonial, fluxos de caixa, demonstrações contábeis, com o objetivo de combater fraudes. O auditor analisa os aspectos da empresa, sendo fiscal, patrimonial, administrativo, financeiro etc.



3. Atuária
Atuária é a área o contador calcula os riscos e elabora os planos de seguros e de previdência, atuando em seguros, previdência e capitalização e investimentos.


4. Controladoria
A controladoria tem o objetivo de ajudar os gestores na tomada de decisão através do controle (fiscal, financeiro, desempenho) dos planejamentos da organização. O controlador inicia na organização verificando qual o planejamento estratégico de crescimento das empresas e os padrões de qualidade estabelecidos.

Segundo matéria publicada no site da Exame, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, disse que o profissional de contabilidade não é mais o profissional que cuida apenas das contas. “Sua atuação não se limita mais aos aspectos puramente técnicos, mas também está presente no assessoramento e consultoria em gestão, bem como no desenvolvimento e crescimento das empresas", diz.



Na Faculdade CDL, o curso de Ciências Contábeis visa formar profissionais dotado de competências e habilidades que o possibilitem compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional nos diferentes modelos de organização, e que viabilizem o atendimento das necessidades empresariais e econômicas do mercado de trabalho regional e nacional, com princípios éticos, humanísticos e proficientes na sua área de competência. Conheça mais sobre a profissão no site da Faculdade CDL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...