Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Dicas para apresentação em público

5 dicas de Paul Zaloom, o Beakman, para fazer uma boa apresentação em público

A palestra do ator foi uma das mais disputadas na Campus Party

Por Renata Leal com Isabela Moreira - 05/02/2015


Paul Zaloom interpreta o personagem Beakman (Foto: Willian Alves / goo.gl/dVuHT8)


Há 23 anos, a série O Mundo de Beakman começou a ser exibida nos Estados Unidos. Dois anos depois, a atração estreou no Brasil. O programa tirava dúvidas dos telespectadores sobre experimentos científicos – sempre com muita criatividade e bom humor. Foi um sucesso quase instantâneo. A série deixou de ser produzida em 1998, mas conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. 

Uma demonstração desse carinho do público em relação ao programa e seus personagens foi vista nesta quinta-feira (5/2), na oitava edição da Campus Party, em São Paulo. Admiradores e curiosos interromperam suas atividades do dia para ver de perto a palestra de Paul Zaloom, ator de 63 anos que deu vida ao protagonista Beakman na série americana.

Com muito bom humor, Zaloom fez uma apresentação que cativou o público – por motivos que vão muito além do sucesso de seu personagem. O site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios separou algumas das qualidades do ator que podem servir de inspiração para quem é palestrante ou precisa falar em público. Saiba quais são elas:


Explore seus pontos fortes
Preste atenção em suas habilidades para usá-las a seu favor. Apesar de ser mais conhecido como Beakman, Zaloom é muito carismático e sabe combinar essa qualidade com o bom humor para ganhar a plateia. 

Interaja com o público
Além de fazer várias perguntas e brincadeiras com a plateia, Zaloom chamou 12 voluntários para subir ao palco e participar de suas demonstrações. O ator perguntou o nome e a profissão de cada um dos participantes – e não se esqueceu desses dados até o fim das demonstrações. 

Lembre-se de fatos sobre a cultura local
Se a palestra ou apresentação for em outra cidade ou país, pesquise curiosidades da cultura local para comentar durante sua fala. Zaloom reforçou várias vezes sua admiração pelo Brasil, se esforçou para falar algumas palavras em português e até fez uma breve piada sobre a crise hídrica em São Paulo. 

Conheça o público que você quer atingir
Saber qual é o público-alvo de uma apresentação ajudará a preparar o material – como o tipo de discurso e a abordagem usados, por exemplo. O intérprete de Beakman usou e abusou do fato de a Campus Party atrair vários jovens desenvolvedores. Durante sua fala, Zaloom fez várias brincadeiras com nerds e geeks, além de usar referências culturais que eles conhecem, como a série Breaking Bad e o filme Crepúsculo. 

Torne a apresentação pessoal
Mostre um pouco da trajetória e dos eventos importantes pelos quais você passou para a palestra. Isso vai aumentar sua proximidade com a plateia. Em seus slides, Zaloom usou várias fotos de quando era criança, bem como quando começou a interpretar Beakman. Além disso, passou vídeos do programa e se emocionou ao lembrar de seu colega de elenco Mark Ritts, intérprete do rato Lester, que morreu em 2009. 



Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...