Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pinheiro quer menos burocracia e mais capacitação


COMÉRCIO BRASILEIRO

04.06.2014


Entre as áreas que mais carecem de qualificação profissional estão gestão comercial, informática e idiomas

Honório Pinheiro concorre à presidência da CNDL. Para ele, o Ceará e o Nordeste têm exemplos que podem se expandir para outras regiões
FOTO: FABIANE DE PAULA

A burocracia excessiva e a falta de qualificação da mão de obra são os principais entraves para o desenvolvimento do comércio no Ceará e no Brasil, segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Honório Pinheiro. Para Pinheiro, a criação de novas escolas profissionalizantes no Estado, nos últimos anos, representou um avanço significativo para a capacitação da mão de obra local, mas ainda é preciso incrementar a educação daqueles que trabalham - ou começarão a trabalhar - no setor.

Entre as áreas em que a necessidade de capacitação se faz mais urgente, aponta, estão gestão comercial, informática e idiomas. "Nós tivemos realmente alguns avanços, mas hoje a burocracia e a qualificação são os maiores fatores (a serem superados)", frisa.

Pinheiro ressalta que o e-commerce tem um papel importante no desenvolvimento do comércio, em setores como vestuário e calçados. "Um dos grandes desafios hoje do comércio, em todo o País, é discutir a importância das lojas físicas e virtuais. Acredito que as lojas virtuais têm avançado bastante, mas elas também podem ser complementares em muitos pontos", ilustra.

Ritmo de crescimento

O presidente da FCDL-CE destaca que, apesar dos entraves, o comércio cearense tem mantido o ritmo de crescimento registrado nos últimos anos. Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a expectativa, para este ano, é que o setor avance mais do que em 2013, devido a fatores como a realização da Copa do Mundo e ao incremento do volume de investimentos realizados pelo Governo do Estado.

O Instituto prevê a manutenção de taxas positivas de crescimento nos segmentos de combustíveis e lubrificantes, materiais de construção, tecidos, vestuário e calçados, além de recuperação nas vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, sobretudo por conta do aumento da renda da população e da expansão do nível de emprego.

Em contrapartida, destaca levantamento do Ipece, é esperada retração nas vendas de móveis e queda ainda maior nas vendas de Veículos, motocicletas e peças e acessórios.

Ainda conforme o Ipece, desde 2005 - à exceção de 2008 -, o varejo cearense registrou taxas de crescimento sempre acima do desempenho nacional.

Presidência

Neste ano, Honório Pinheiro irá concorrer à presidência da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Para ele, o Ceará e o Nordeste têm bons exemplos de iniciativas que podem ser expandidas para outras regiões, a exemplo das centrais de negócios. "Outro exemplo é a faculdade que a CDL de Fortaleza construiu. É uma experiência única no Brasil e é uma escola com nota máxima do MEC (Ministério da Educação), que ajudado a melhorado o comércio", acrescenta.

Segundo Pinheiro, atualmente apenas três estados não apoiam sua candidatura - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia. As eleições para a presidência da CNDL acontecem em outubro próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...