Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

A glória é fruto do trabalho






ARTIGO 18/06/2014

A frase que intitula esse artigo foi retirada da palestra que profere pelo Brasil o vitorioso ex-jogador de vôlei (hoje treinador) Giovane Gávio. Na mesma toada, outros ídolos do esporte servem como inspiração para empresários de todo o país. Os mais reconhecidos são Bernardinho, técnico da Seleção de vôlei, e Felipão, o “paizão” da atual Seleção Brasileira de Futebol.

O estilo de liderança desses três exemplos desportivos certamente difere. Enquanto Giovane é o “colega” de trabalho, Bernardinho representa a exigência implacável pelo resultado, e Felipão, o “paizão” que transforma a equipe em uma grande família. Apesar dessas diferenças, esses treinadores possuem características comuns. Para todos eles superação, disciplina, comprometimento, trabalho em equipe, inspiração e transpiração integram a fórmula da glória, da conquista dos objetivos traçados.

Esse foco certamente falta a muitos empreendedores, a muitas lideranças dentro das empresas. O medo, a limitação, a ausência de regras claras e a incapacidade de desenvolver “os atletas” liderados rumo às metas traçadas faz com que muitos empreendimentos fracassem ainda na primeira fase de existência.

Talvez a principal diferença entre líderes empresariais e líderes esportivos de destaque é que para os esportivos a possibilidade de perder inexiste, e esse desejo pela vitória se torna seu principal objetivo. A glória de ser o melhor, a glória de ser o maior, a glória de se igualar aos grandes nomes da história. Poucos no mundo empresarial sentem essa “fome”. A maioria dos líderes é aquilo que no esporte se costuma chamar de adversário “café com leite”, isto é, aquele que não tem talento nem força para ir longe.

O esporte é naturalmente motivacional; além disso, é dinâmico. Nas empresas, os líderes parecem esquecer essa necessidade de manter liderados motivados, de passar sua dinâmica para a equipe de modo que esta equipe reflita os valores e a força do líder. Lideranças ultrapassadas, seja no esporte seja nas empresas, costumam mecanizar os processos, esquecidas de que diante de si têm atletas que, se bem treinados, podem multiplicar muito suas capacidades. O dia a dia das empresas é o treino em que o liderado pode perceber a necessidade de vencer desafios em vez de sucumbir a eles. Líderes que são complacentes, medrosos ou que tomam decisões ruins não ganham campeonatos.

Líderes que repassam desafios para os liderados sem, no entanto, atrair estes liderados para a conquista pela equipe são hoje líderes ultrapassados. Jamais liderarão seleções, no máximo times medíocres que se equilibram na luta para não perder o emprego, para não fechar as portas, jamais chegando próximos ao brilho dos grandes.

E pensar que na maioria das vezes essa glória é mais fruto de determinação do que de algum talento muito especial. Apenas para relembrar: superação, disciplina, comprometimento, trabalho em equipe, inspiração. Essa é a fórmula para alcançar a glória no empreendedorismo nosso de cada dia.

Honório Pinheiro
contato@fcdlce.com.br
Presidente da Federação das CDLs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...