Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Só 16% dos empresários otimistas com Copa




EM FORTALEZA

15.04.2014

A Capital tem o maior percentual de empresários que pretendem se preparar para o evento


Apenas 16% dos empresários do comércio de Fortaleza estão otimistas em relação ao aumento das vendas durante a realização da Copa do Mundo de 2014. Considerando as cidades-sede dos jogos, o otimismo local é menor que o registrado em Salvador (19%), mas é um pouco maior que o anotado em Recife (15%). Em todo o País, 56% dos empresários do ramo de comércio e prestação de serviços têm a expectativa de aumentar suas vendas no período.
A constatação é de uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), divulgada ontem. Conforme o estudo, os empresários cariocas são os mais otimistas, com pelo menos 45% dos entrevistados acreditando que o volume de vendas crescerá muito durante os jogos. Por outro lado, dentre os mineiros e paulistas, apenas 8% e 5%, respectivamente, acreditam num crescimento muito elevado ao longo da realização do evento esportivo.
Em todo o País, o levantamento também detectou distintos graus de otimismo por segmentos pesquisados. Os empresários do setor de hotelaria são os que têm melhores perspectivas de lucratividade durante a realização do torneio no Brasil.
Quase 70% dos entrevistados gestores ou donos de empreendimentos na área de hotelaria, pousadas e albergues acreditam que o seu setor será um dos que mais lucrará com a Copa. Empresários do setor de lazer (56%), alimentação (55,6%) e transporte (38,2%) também estão otimistas, mas em menor escala.
Em posição oposta, está o setor do comércio. O percentual dos que avaliam que o seu segmento será um dos que menos vai lucrar (27,5%) é maior do que os que projetam grande faturamento nas vendas (23,8%).
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, os feriados decretados em dias de jogos e o horário reduzido de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais explicam, em parte, o pouco entusiasmo dos comerciantes com a realização da Copa. Exemplo disso é que o comércio figura como o segmento em que mais empresários reduzirão o horário de atendimento ao público quando as seleções estiverem em campo: 19% nas lojas de rua e 20% nas lojas localizadas nos shopping centers. Por outro lado, a maior parte dos empresários do ramo de transporte e lazer ampliará o horário de atendimento (33% e 34% dos casos, respectivamente).
"O turista que vem para a Copa não está interessado exatamente em comprar, mas sim em gastar com lazer, alimentação, transporte e atrações turísticas. Por isso que os segmentos apresentam percepções diferentes quanto à realização da Copa", justifica Pellizzaro Junior.
Preparação
O estudo também detectou o grau de preparação dos empresários para a Copa. Seis em cada dez (63%) empresários entrevistados não fez e nem irá fazer modificações ou investimentos no próprio negócio em função da Copa do Mundo. Dois em cada dez (19%) pretendem se preparar, mas ainda não começaram e 18% já estão preparados.
Entre os que mais se preparam ou pretendem se preparar, estão os empresários de Fortaleza (81%), seguidos por Recife (72%) e Salvador (59%).
AAA
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...