Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

5 dicas para criar um espaço de estudos eficiente

Se você quer intensificar os estudos para a reta final do ano letivo, estabelecer um espaço fixo pode ajudar. Confira a seguir algumas dicas úteis que vão ajudá-lo a criar o ambiente mais eficiente possível



O conforto é fundamental para que você se sinta motivado a estudar, por isso é uma boa ideia reorganizar o ambiente para que ele se torne mais apropriado aos seus estudos

Um bom espaço de estudos é decisivo para a sua capacidade de se desenvolver de maneira eficiente. Afinal, quem consegue aprender de maneira clara sem se concentrar o máximo possível? Porém, isso não significa necessariamente um lugar calmo e silencioso. Tudo vai depender do seu estilo de aprendizado. Ou seja: você precisa encontrar um ambiente que se adapte à sua personalidade.

Se você quer criar um espaço de estudos que o ajude a tirar o máximo proveito das horas de concentração, veja algumas dicas:
 
1. Entenda suas necessidades Cada estudante é diferente, portanto você deve entender o que contribui para a sua concentração. Faça alguns testes durante seu período de estudos e avalie suas reais necessidades antes de começar a planejar. Anote todos os detalhes sobre seu estilo de estudos para que você possa encontrar um ambiente adequado a eles. 
 
2. Avalie suas preferências Cada pormenor deve ser considerado para ajudá-lo a criar o ambiente perfeito. Descubra se você é ou não vulnerável a ruídos, se trabalha melhor com música, se consegue manter a concentração durante longos períodos ou se precisa fazer pausas curtas para, em seguida, retornar ao trabalho. 
 
3. Identifique um espaço e tome conta dele Busque em sua casa (ou no colégio) um lugar que atenda as preferências que você já identificou e tome conta dele. As pessoas precisam saber que aquele é o seu local de estudos e que você não deve ser interrompido enquanto estiver por ali. Claro que se a sua escolha for o colégio você deve tomar certos cuidados, uma vez que o espaço é dividido entre todos os estudantes.

4. Certifique-se de que a área é confortável O conforto é fundamental para que você se sinta motivado a estudar, por isso é uma boa ideia reorganizar o ambiente para que ele se torne mais apropriado aos seus estudos. Escolha mesas e cadeiras que não prejudiquem a sua postura e armazene neste local todos os itens necessários para garantir que seu estudo não seja interrompido, como garrafas de água, alimentos energéticos e, claro, materiais de estudo como lápis, papel, dicionários, etc.

5. Estabeleça regras de estudo Evite interrupções e conflitos desnecessários com amigos e familiares estabelecendo regras simples como, por exemplo, quando e como você irá estudar. Se você sabe que é mais eficiente fazendo pausas, explique isso àqueles que convivem com você, deixe claro que você não está apenas enrolando.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...