Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Circuito para conhecer a história das igrejas do Centro





CENTRO 31/03/2014

Da Igreja do Sagrado Coração de Jesus até a Catedral, o roteiro a pé explorou detalhes das edificações e do patrimônio religioso do Centro

Thaís Brito


FOTO: MAURI MELO
A Igreja do Carmo tem estrutura secular e foi capela até 1892


Caminhar pelo Centro de Fortaleza conhecendo detalhes das fundações da cidade. Com informações sobre qual igreja é a mais antiga, onde eram celebrados os casamentos das famílias tradicionais ou qual dos templos servia também de cemitério no século XIX. Essa foi a proposta de mais um Circuito Cultural promovido pela Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Os passeios são realizados no último domingo de cada mês com roteiros que resgatam a memória de Fortaleza.

Acompanhados pelo turismólogo Gerson Linhares, cerca de 40 participantes começaram o trajeto pela Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O prédio foi construído pelo barão de Aratanha para o filho frei Xisto Albano – daí o santuário ter o nome antigo de Igreja dos Albanos. Passou por um desabamento em 1957 e foi reconstruído em 1961.

No patamar frontal da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a estátua da Senhora da Paz chamou a atenção por um detalhe: ela foi construída na década de 1920 e ficava no meio da Avenida do Livramento. Era esse o nome da avenida Duque de Caxias. No templo, traços do estilo neoclássico e do barroco. E histórias de quando somente os homens ocupavam os primeiros bancos ou dos padres que celebravam de costas para a assembleia. Também ficou conhecida por receber os casamentos de famílias abastadas, assim como a Igreja do Patrocínio.

“Essas igrejas não estão na rota turística de Fortaleza. Elas têm a história da cidade e precisam ser incluídas”, defende Gerson. A que guarda o título de mais antiga é a mesma cuja nave central e paredes guardaram ossadas de quem ali era enterrado: a Igreja do Rosário, construída por escravos em 1730.

O roteiro chamou atenção para templos que não são tombados, como Igreja do Carmo e do Coração de Jesus. E para igrejas onde há necessidade de conservação. É o caso da Igreja de São Bernardo, que virou alvo de pichações. “É uma tristeza ver que parte do patrimônio da cidade é mal cuidado ou esquecido. Faz refletir sobre o que devemos fazer”, relata a psicóloga Renata Dantas, 26.

Saiba mais

Circuitos

A Faculdade CDL realiza os passeios a cada último domingo do mês, com inscrições disponíveis no site www.faculdadecdl.edu.br

Os circuitos são gratuitos e abertos ao público, com limitação de 40 vagas.

O roteiro por museus e teatros do Centro aguarda a conclusão de reformas nos teatros São José e José de Alencar.

Antiga Sé

O percurso pelas igrejas terminou na Catedral, inaugurada em 1978. No local, foi construída a primeira capela da cidade, depois a Igreja da Sé.

Fonte: Jornal O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...