Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Circuito a pé conta história das praças no Centro





CENTRO 24/02/2014

Thaís Brito
cotidiano@opovo.com.br



O itinerário do primeiro Circuito Cultural, realizado pela Faculdade CDL, seguiu do parque Pajeú até o Passeio Público. As caminhadas devem ocorrer no último domingo do mês com roteiros diferentes



FOTOS EVILÁZIO BEZERRA
 
O percurso explorou detalhes do Parque da Criança, no Centro

Um roteiro para resgatar as raízes da cidade e lançar um olhar crítico sobre o desenvolvimento urbano ao longo dos anos. O primeiro Circuito Cultural promovido pela Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) percorreu, na manhã de ontem, oito das 30 praças do Centro de Fortaleza. O passeio passa a se repetir no último domingo de cada mês, com novos roteiros pelo bairro, podendo posteriormente se estender para municípios próximos, como Redenção e Maranguape. 

Reunindo cerca de 30 pessoas, o circuito é orientado pelo turismólogo Gerson Linhares, entusiasta da educação patrimonial e idealizador dos percursos Fortaleza a Pé há 19 anos. Segundo ele, são pelo menos 30 roteiros possíveis explorando os caminhos do Centro, contando a origem de igrejas e museus. Ou a história do movimento abolicionista e das normalistas na cidade, por exemplo. “Caminhar pelo Centro é um exercício de cidadania. As pessoas daqui ou do Interior redescobrem a cidade”, comenta. 

O percurso teve início no parque Pajeú com a história do rio e sua relação com a cidade. Em seguida, explorou detalhes do Parque da Criança. Ali, a estátua do cupido dá esperança aos solteiros na “ilha do amor”. Do passado, ficam as lembranças dos pedalinhos no local, que antes era a Lagoa do Garrote. “Eu ficava esperando chegar o Dia da Criança. Uma vizinha juntava a gente e trazia para cá. A gente passava o dia nos pedalinhos”, relembra a estudante Elisiane Braz, 46. A memória é de quando morava em Caridade, antes de se estabelecer na Capital há 30 anos. “Às vezes procuramos a história de outras cidades e esquecemos da nossa raiz”, acrescenta. 

Durante o roteiro, a segurança é reforçada pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Um carro de apoio leva água e lanche. Segundo Marília Marinho, coordenadora dos cursos de graduação da Faculdade CDL, o objetivo é proporcionar aos alunos uma programação familiar e de apropriação do espaço urbano. As inscrições são abertas ao público, com até 40 vagas.


Serviço


Circuito Cultural
Quando: domingo, 30 de março

Inscrições pelo site:

Preço simbólico: uma lata de leite em pó 

Vagas limitadas a 40 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...