Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Varejo global: ambiente e relacionamento





ARTIGO 22/01/2014


Há 103 anos acontece nos Estados Unidos um importante evento para o mundo do varejo. Dele participam cerca de 60 países que ali aglutinaram, neste ano, 27 mil participantes. Há dois anos consecutivos, o Brasil participa com a maior delegação entre todos os presentes, fato que destaca não só o crescimento do varejo brasileiro como também o interesse dos nossos varejistas de estabelecerem vínculos imediatos com as novas tendências do mercado global. 


Um evento desse porte se faz extremamente necessário diante de todos os desafios que o dinâmico setor do varejo enfrenta, já que nesse encontro mundial são discutidas desde as mudanças exigidas pelas lojas físicas à competitividade do mercado das lojas virtuais.

Um dos aspectos a ser destacado em relação ao tema do encontro é a perspectiva elevada sobre o futuro do varejo, da importância do ambiente onde este se realiza e do relacionamento entre parceiros e concorrentes, além das modernas técnicas que podem ser aplicadas em qualquer local do planeta e em empresas de qualquer tamanho. O ambiente de trabalho pode ser construído a partir dos ensinamentos adquiridos na família; o relacionamento também. E ambos podem ser aprimorados para adquirirem a relevância que a atuação no setor do varejo exige.

No Brasil, temos as melhores condições de aplicabilidade dessas técnicas exatamente por tudo que vivemos em nosso país. Somos um povo que se lança aos desafios, que busca a superação e que, por isso, conquista as metas que para si estipula. Um povo cujo crescimento está apenas vivendo seus primeiros anos. Há muito a se crescer em todos os setores e em todas as regiões do País, com inevitável destaque para o Nordeste.

Nosso país já tem lugar de destaque no cenário mundial. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é membro da NRF - National Retail Federation, entidade com sede em Washington-EUA e que representa o varejo americano, e vem, nos últimos sete anos, fazendo muito bem o seu papel junto ao varejo brasileiro, oportunizando conhecimento, alegria e desenvolvimento a um setor vital para um país com as características do Brasil. Se os americanos estão há um século construindo uma matriz que possa demonstrar aos governos a necessidade que tem o setor de varejo de ser ouvido, imaginemos o que nós, brasileiros, precisamos entender e fazer para obter o mesmo espaço.

George Bush disse em sua exposição que só é possível enfrentar os desafios do impossível se tivermos boas companhias, estrutura de família e fé em Deus. Disse ainda que a falta de liderança e de líderes comprometidos e éticos faz com que as pessoas paguem mais caro sob todos os aspectos a fim de conseguirem viver melhor. Acreditamos nisso, portanto, precisamos fortalecer as nossas entidades para que, através delas, consigamos que as experiências de compra sejam mais compreendidas e divulgadas atingindo a melhoria da vida dos nossos clientes.

Hoje, os nossos clientes querem mais do que projetar valores, querem estar com estes valores integrados à própria vida. Se não temos duvidas de que o varejo é uma atividade que constrói o futuro através do ambiente e do relacionamento, devemos estabelecer parcerias que nos possibilitem as condições para conquistá-los. No mercado atual, mais que objetivo, isto é causa de sobrevivência. 

Honório Pinheiro
presidente@fcdlce.com.br
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...