Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Shoppings e Centro disputam consumidor


NOVOS PONTOS DE COMÉRCIO 06/12/2013

A inauguração de shoppings centers em Fortaleza cria novos focos de compra. Especialistas se dividem sobre a preferência do consumidor entre o Centro e estes novos pontos de consumo


Janaína Marques

                                                                                                           Humberto Mota
Consumidor tem se dividido entre as compras no Centro, pelos preços e em shopings, pelo maior conforto e segurança


A geografia comercial de Fortaleza ganha um novo formato com a inauguração de shoppings centers. Alguns especialistas neste tema afirmam que, apesar de ainda não ser possível definir em números estas mudanças, certos locais tradicionais de comércio, como o Centro, poderá ser afetado por estes novos pontos de consumo. Para o superintendente do Shopping Parangaba, Leonardo Franco, é natural que os bairros próximos ao shopping tenham um público que acabe deixando de ir ao Centro para fazer as compras por ter “um lugar mais perto de casa, com um mix completo, além de oferecer conforto e segurança aos clientes”.

Por enquanto, a maneira que ele encontrou de medir o público consumidor do Shopping Parangaba é através de um sorteio de dez carros, que está a cargo do empreendimento. “As pessoas compram no shopping e, para participarem do sorteio, cadastram-se, informando seus endereços residenciais. Muitas dessas pessoas são de bairros próximos ao Centro. Para o superintendente, a facilidade de acesso ajuda a esta migração de consumidores de bairros mais distantes.

No bairro ao lado da Parangaba, outro empreendimento atrai um novo público. Trata-se do North Shopping Jóquei, que foi construído tendo como base uma longa pesquisa de público potencial para aquela área e realizada pelo Ibope Inteligência. “Pessoas de bairros mais distantes estão vindo para o Jóquei para conhecer o empreendimento que acabou de inaugurar”, diz Rodrigo Vitali, superintendente do North Shopping Jóquei.

O estudo do IBOPE inclui todos os bairros inseridos entre o Centro e o Jóquei. Um dos pontos do relatório informa que “o mercado da área de influência (do North Shopping Jóquei) conta com uma população de 1,2 milhão de habitantes e 343 mil domicílios. Esta população deverá chegar a 1,3 milhão em 2016”.

Outro ponto que a pesquisa destaca é que a renda média domiciliar na área de influência é de R$ 2.241 por mês. De acordo com a assessoria de imprensa do North Shopping Fortaleza, localizado na avenida Bezerra de Menezes, o empreendimento influencia áreas importantes do entorno e do próprio bairro. “Além disso, beneficiados pela localização, temos uma parcela importante de clientes que estão em trânsito”, informa o shopping, através da sua assessoria.

RioMarPlanejado para ser construído no próximo ano, o shopping RioMar Norte, no bairro Presidente Kennedy, administrado pelo Grupo JCPM, também visa o mesmo público alvo do Centro. 

O POVO entrou em contato com a assessoria de imprensa da JCPM para saber que influência teria o shopping em relação a área central da cidade. O Grupo JCPM, através da sua assessoria de imprensa, respondeu que “ao longo dos anos, os shoppings se tornaram mais uma opção de compra para os consumidores de uma forma geral. Não há como objetivo tirar consumidor de uma determinada área. Haverá uma nova oferta de local para os consumidores”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...