Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mirar bons exemplos



ARTIGO 18/12/2013

Final de ano remete-me sempre a Jesus, ao grande homem que Ele foi. Como todos os cristãos, revigoro-me com o nascimento desse homem que marcou a humanidade como nenhum outro foi capaz até hoje. Seus ensinamentos perduram e sua humildade e bondade jamais foram igualadas, porém foram seguidas por personalidades como Gandhi, Madre Teresa e Irmã Dulce, entre tantas outras. Em comum, essas personalidades sempre tiveram a atitude de praticar o amor ao próximo. 

Final de ano também é tempo de agradecimentos. Agradeço sempre pelo ano que se encerrou e por todos os anos que o antecederam. Anos que me construíram e pessoas que me reconstruíram. Agradeço pelas boas pessoas que foram colocadas no meu caminho, seres humanos aos quais algumas vezes escolhi; outras vezes fui escolhido por eles. Pessoas que são exemplo de força, fé e coragem. Neste final de 2013, quero dar destaque a uma dessas pessoas, senhor Ivens Dias Branco, homem cuja capacidade gerencial lhe permitiu transformar uma padaria em um dos maiores complexos industriais do setor de massas alimentícias e biscoitos não apenas do Brasil, mas de toda a América Latina. 

Não é, no entanto, o sucesso empresarial o que faz do senhor Ivens um escolhido em minha vida nem na vida de tantos outros amigos que ele angariou ao longo da vida. É a humildade cristã seguida da capacidade ímpar de estabelecer vínculos sem jamais ceder aos aspectos do caráter que ele julga serem essenciais. É a disponibilidade para ajudar, a competência ao aconselhar e a fidelidade dedicada aos amigos que fazem de Ivens um homem notável. Ivens é, sobretudo, um homem voltado para o trabalho, uma unanimidade que orgulha o Ceará e o Nordeste, um homem de bem e de bens, sem que nenhum desses aspectos se interponha sobre o outro. Um homem equilibrado nos negócios e nas relações pessoais. 

Se o ano cristão deve terminar com um olhar sobre os bons exemplos, não há como não olhar para a história de Ivens, para a construção do homem e do empresário, construção que se cruza com o desenvolvimento do Ceará e com o crescimento de pessoas que tiveram a graça de partilhar de seu notório empreendedorismo.

Muitos empresários nasceram pobres, sem perspectivas de uma vida de sucesso, de uma carreira que pudesse ser admirada. Alguns deles venceram a fome, mãe da miséria absoluta, mas com trabalho e coragem sobrepujaram as dificuldades e reescreveram a própria história, muitas vezes trazendo consigo aqueles que, de uma maneira ou de outra, fizeram parte dessa história.

Muitos são os exemplos nesse sentido, alguns com singular destaque, como é o caso de Ivens Dias Branco. Exemplos de que as dificuldades devem ser enfrentadas, combatidas e vencidas com vigor; exemplos de que sem o sacrifício, sem o trabalho árduo, sem a vitalidade diária nada se conquistará de grande valor, pois é a contribuição para a humanidade que estabelece a diferença entre quem marca e quem apenas passa pela história.

Sigamos os bons exemplos, meus amigos, pois eles, embora raros, são os espelhos das vitórias que devemos conquistar. O material é consequência, o que se faz para viver bem é que é o modelo do “ser gente”.

Feliz Natal, feliz Ano Novo e muitos bons exemplos para todos nós!

Honório Pinheiro

presidente@fcdlce.com.br
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará FCDL-CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...