Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ceará Natal de Luz 2013







FORTALEZA
19.12.2013



As luzes e o espírito de paz do Natal encantam crianças e adultos no Parque das Crianças e na Praça do Ferreira 

O Ceará Natal de Luz 2013 chega com muito brilho e cor, ocupando dois importantes espaços públicos da Capital cearense: A Praça do Ferreira e o Parque das Crianças, que se insere na programação pela primeira vez. Até o dia 23 deste mês, a tradicional festa natalina ilumina os dois locais, com milhares de luzes e atividades diárias, a partir das 18 horas. 














Seja de noite ou de dia, a Árvore de Natal da Praça do Ferreira se mostra imponente e colorida, realçando a magia do Natal no Coração de Fortaleza 

fotos: Tuno Vieira

Na Praça do Ferreira, na hora do Ângelus, acontece a tradicional apresentação do Coral de Luz, no Hotel Excelsior. É um espetáculo de som, luz e emoção com as mais belas canções natalinas interpretadas pelas 120 crianças nas sacadas do prédio, que se torna, anualmente, um belíssimo cenário desta festa natalina. 

Já foram cerca de 300 apresentações, reunindo uma plateia de mais de um milhão e oitocentas mil pessoas. Sob a coordenação do maestro Poty Fontenele e regência da maestrina Socorro Raulino, o coral já alcançou a média de mais de 80 mil CDs vendidos. Parte da receita tem sido destinada ao Lar Torres de Melo. No repertório estão canções natalinas tradicionais e regionais, num belo espetáculo que coloca Fortaleza em destaque nacional. Neste ano, o CD do Coral de Luz vem em um estilo musical com ritmos que passa pelo sertanejo até o forró.

Novo espaço

No Parque das Crianças (o Parque da Liberdade, como é chamado oficialmente desde 1922), o Ceará Natal de Luz está presente com Feira de Artesanato (diariamente, das 8 às 22 horas), Casa do Papai Noel (diariamente, das 16 às 20 horas) e atrações musicais (de terça a domingo, às 18 horas), com concertos natalinos de corais e orquestras no anfiteatro do Parque. De quinta a domingo, às 19 horas, acontece o Desfile de Natal. 
O Natal de Luz este ano está decorado pelas rendeiras cearenses que, com suas mãos mágicas, preservam a cultura e o artesanato nordestino. 

Três grandes árvores foram instaladas na cidade. Na Praça do Ferreira (Centro) e na Avenida Washington Soares (bairro Edson Queiroz), as árvores têm 25 metros de altura. Na Praça Portugal (Aldeota) está a árvore de 50 metros. 

E como todos os anos são utilizados elementos regionais nordestinos, as colunas das árvores foram confeccionadas com renda (sintética) e foram utilizados mais de oito mil metros de rendas nas árvores e nos demais elementos decorativos, como anjos e adereços do desfile natalino. Neste ano, a árvore se inspira na Catedral de Brasília, uma das principais obras do saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto da árvore foi desenvolvido pelo arquiteto Luiz Deusdara.


O Desfile de Natal é uma das atrações do Parque das Crianças, também conhecido como Parque da Liberdade. A área no Centro de Fortaleza abre espaços, também, para feira de artesanato e concertos de corais e orquestras 
foto: Marcelo Rolim

Compromisso

O Ceará Natal de Luz continua com o seu compromisso social. Além das 120 crianças que estão se apresentando na sacada do Hotel Excelsior, participam do evento 200 arte-sãos entre costureiras, artistas plásticos e rendeiras e diversos grupos culturais da Capital e do interior. 

Outra ação do evento é a distribuição de mudas de arvores para a população em troca de garrafas plásticas. A meta é distribuir 110 mil mudas de plantas frutíferas ou ornamentais para serem plantadas. As garrafas PET arrecadadas serão entregues à comunidade do Caça e Pesca para reciclagem e depois revestidas em renda para essas famílias. Já foram instalados vários pontos de troca.

O Ceará Natal de Luz 2013 é uma realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, em parceria com o Governo Federal e Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. O patrocínio é da Coelce, Grupo C. Rolim, Nacional Gás, Esmaltec, Banco do Nordeste, Newland, Fiec, OI Operadora e Sebrae. O evento tem apoio do Sindiônibus, Indaiá e Grupo M. Dias Branco.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...