Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

4 razões para investir em inovação na sua empresa


Especialistas afirmam que os clientes podem ser a principal fonte de inovação de um negócio

Camila Lam, de Exame



São Paulo – Empreendedor que é empreendedor não fica parado, tem mil ideias e dedica muito tempo na sua empresa. “A melhor hora para você pensar em ser criativo é quando as coisas estão indo bem”, afirma Bento Costa, coordenador do CBA Gestão de Negócios do Ibmec/DF.

Independente da área de atuação do seu negócio é possível inovar. Para Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Insper, primeiro, o gestor precisa definir o que é inovação e compartilhar sua visão com todos os colaboradores. “Quando você traz para dentro da empresa, precisa ter uma definição do que é inovação. Senão, qualquer papo vai virar inovação”, explica. Veja quatro razões para você investir em ideias inovadoras.

1. Une a equipe

Seja uma pequena, média ougrande empresa, os colaboradores têm que estar envolvidos quando há uma vontade de implantar novas práticas. O pequeno empresário pode ser uma plataforma para coletar novas ideias.

“Para o colaborador, que vive em uma empresa inovadora, ele vai se sentir mais inovador, mais incentivado e engajado. E assim você cria um clima construtivo”, explica Nakagawa.

2. Aumenta a competitividade da empresa

Seja lançando um novo produto ou um novo serviço, cada tipo de negócio tem a sua maneira de inovar. “Porque quando você menos espera, você já se antecipou”, afirma Costa.

Empreendedores devem estar atentos ao mercado para pensar em soluções estratégicas para manter o negócio competitivo e não devem esperar agir somente quando se sentir ultrapassado.

3. Venda melhor

É possível inovar gastando pouco e a inovação pode contribuir para o crescimento das vendas do negócio. Entretanto, a palavra não deve ser empregada somente no discurso. “Muitas vezes, donos de PMEs tratam a inovação da boca para fora”, afirma Nakagawa.

Existem medidas que podem resultar em um aumento de vendas a longo prazo. Investir em produtos com mais qualidade ou em práticas sustentáveis, por exemplo. O retorno pode não ser imediato, mas os clientes perceberão a mudança de postura da empresa.

4. Estreite a relação com os clientes

Clientes e fornecedores são os principais parceiros de qualquer empresa. A principal fonte de inovação de um negócio pode estar nas dicas das pessoas que frequentam sua loja ou são usuárias do seu produto.

Para Costa, é importante que empreendedores percebam que existem várias maneiras de fazer a mesma coisa e não descartar ideias diferentes de imediato. Com isso, a fidelização pode ser uma consequência de quando o empresário decide escutar as sugestões de seus consumidores. Ele tem a chance de inovar e ainda conquistar o cliente.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...