Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Leitura: fonte do conhecimento

"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”.
Carlos Drummond de Andrade

Se pararmos para pensar um pouco, veremos que a prática da leitura se faz presente em nossas vidas em vários momentos do nosso dia, por exemplo, quando paramos num sinal, quando olhamos as placas de sinalização, quando olhamos os preços dos produtos, quando percebemos que aquela pessoa está chateada; a todo instante estamos lendo pessoas, coisas e situações, no desejo de decifrar, compreender e interpretar o que nos cerca.

No seu livro “A águia e a Galinha” Leonardo Boff coloca que, cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura. [...]. Assim, fica claro e evidente que o leitor, também se torna co-autor de cada história lida e muitas vezes já vivida. O ato de ler diversifica e amplia nossa visão, expectativas e interpretação do mundo que vivemos e da vida como um todo.

Pensando na temática dos Enigmas Literários daSemana Nacional do Livro e da Biblioteca realizada neste ano pela Biblioteca daFaculdade CDL e na importância da leitura nas nossas vidas, Joseph Brodsky (1940-1996), um poeta russo naturalizado estadunidense e ganhador do Nobel de Literatura de 1987, escreveu que: “Há crimes piores do que queimar livros. Um deles é não lê-los”. Refletindo sobre isso, lembrei-me das várias vezes que me perguntaram por que eu gosto tanto de ler, e eu respondo que ler é fonte de prazer, de conhecimento, de novas descobertas e experiências, ler me ajuda a saber quem sou diante das situações vividas pelos vários personagens que me contagiam, me fazem vibrar e me levam a refletir novamente se isto é a minha realidade ou mera ilusão?

Algumas pessoas ainda hoje dizem que não conseguem ter vontade de sequer abrir um livro, seja às vezes por falta de tempo, por preguiça ou pela falta do costume, acredito que nunca é tarde pra começar a criar o hábito e descobrir o mundo que nos espera através da leitura de um livro, de qualquer livro. Afinal, “Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro” (Henry David Thoreau).

A partir dos enigmas literários deixo a pergunta: Que tal se desafiar?

Que esta semana seja frutífera e desperte em todos a vontade de ler, vários autores estão a sua espera, cada qual com seu modo de escrever e ver o mundo...Boa semana e boas leituras!




Lianna Cláudia Barbosa Costa
(Estagiária de Biblioteconomia da Faculdade CDL - Biblioteca)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...