Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dia do Administrador: 9 de setembro; leia uma reflexão





No dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Administrador. A Faculdade Cdl dá os parabéns a todos os alunos do curso de Administração e deseja sucesso e realização profissional.

Leia uma reflexão acerca do papel do administrador e sua importância para a sociedade. 


O PAPEL DO ADMINISTRADOR

O termo administração se refere ao processo de fazer com que as coisas sejam executadas, com eficácia e eficiência, por meio de outras pessoas e com elas. (ROBBINS, 2009, p. 06).

A história da Administração como ciência é recente, produto do século XX, mas desde os primórdios da humanidade o ato de administrar é praticado de maneira mais ou menos efetiva. No decorrer da história, podemos observar diversos episódios em que eram necessários conhecimentos em administração, mesmo sem ainda ser considerada ciência. Por exemplo: o desenvolvimento da agricultura e pecuária, o escambo, o sistema feudal, a formação das sociedades e suas lideranças, a criação das indústrias, e etc.

O estudo da Administração como ciência começou através da chamada Abordagem Clássica da Administração, que trazia o trabalho de dois engenheiros, o americano Frederick Winslow Taylor e o europeu Henry Fayol. Taylor trouxe a chamada Escola da Administração Científica que tinha por objetivo aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, que pregava o aumento da eficiência por meio da organização da empresa e da aplicação dos princípios da administração em bases científicas.

A Administração é a ciência que move, que transforma, que faz os processos funcionarem da maneira mais efetiva. O Processo Administrativo constitui no Planejamento, Organização, Direção e Controle de todos os aspectos organizacionais. O administrador, em sua formação, tem que ter contato direto com todos esses aspectos, ou seja, estudar as diversas áreas correspondentes à organização como um todo.

O administrador é o profissional que planeja, organiza, dirige e controla a organização para a conquista de seus objetivos se utilizando dos recursos (humanos, tecnológicos e materiais) da melhor maneira possível, ao menor custo possível, no melhor tempo possível.

É um dos protagonistas de todo esse processo, é ele quem determina as normas e as diretrizes organizacionais. Ele também tem um papel fundamental em relação aos stakeholders, os interessados.

Neste dia tão especial, a Faculdade CDL gostaria de parabenizar a todos os administradores, em especial, nossos alunos e gestores. Lembrem-se, vocês são os profissionais responsáveis pelos outros profissionais e por todo o funcionamento da organização. Façam o melhor sempre!

Feliz dia do administrador!

Carlos Ítalo dos Santos Jorge

Graduando em Administração de Empresas

Estagiário de Mídias Sociais – Faculdade CDL

REFERÊNCIAS

BATEMAN, Thomas. Administração: liderança e colaboração no mundo competitivo. 7. ed. São Paulo: Mcgraw-Hill, 2007. 695 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 608 p.

ROBBINS, Stephen Paul. Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicações. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. 396 p. 
Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...