Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Consumidor tem chance de ´limpar o nome no SPC´

FEIRÃO VOLTA APÓS 8 ANOS

03.09.2013


Varejo promove, entre os dias 10 e 14 deste mês, um feirão que visa regularizar a situação de 20 mil consumidores

Os consumidores da Capital cearense estão mais inadimplentes em 2013. Prova disso é que, segundo informações da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, o número de novos registros no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) cresceu 6,77% no acumulado do ano até agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Outro agravante é o fato de que, ainda nessa base de comparação, a quantidade de regularizações caiu 5,5%. Para tentar amenizar essa situação, o varejo decidiu promover o Feirão Limpa Nome, que começa na próxima terça-feira (10) com a pretensão de recuperar o crédito de 20 mil pessoas.

CDL espera recuperar o crédito de milhares de pessoas para que os número da inadimplência caiam e o comércio continue crescendo Foto: Francisco Viana

"Trata-se de um iniciativa importante porque dá ao consumidor uma oportunidade de limpar seu nome", afirma o superintendente da CDL de Fortaleza, Antônio Carlos Rodrigues. Segundo ele, 55,37% dos fortalezenses que entraram no SPC em 2013 pertencem ao sexo feminino e 37,14% das dívidas registradas estão acima de R$ 500.

Renegociação

Buscando recuperar o crédito desses consumidores inadimplentes, podendo assim elevar o desempenho do comércio cearense, que cresceu em torno de 6% no primeiro semestre, o Feirão Limpa Nome, promovido pela CDL de Fortaleza, dará a chance das pessoas renegociarem suas dívidas. Conforme Rodrigues, o processo será muito simples. "Basta portar o documento de identidade com foto e o CPF. Além disso, não é preciso levar nenhum dinheiro ou cheque, tendo em vista que, após a negociação com os credores, um boleto será impresso para pagamento posterior", afirma.

Empresas participantes

Para evitar viagem perdida, o superintendente da CDL de Fortaleza também recomenda que os consumidores busquem informações sobre as empresas e entidades que estarão no Feirão. Até ontem, as empresas confirmadas no Feirão Limpa Nome eram: Avon, Sapataria Nova, Banco do Nordeste, Banco Panamericano, CDL Fortaleza, Caixa, Casa Pio, C Rolim, Coelce, Casas Bahia, FortBrasil GK Fashion, Hilpro Idiomas, Imperjet, Lojas Esplanadas e Tijuca Alimentos.

Vantagens

Durante o Feirão Limpa Nome, que será realizada na Rua Pinto Madeira, número 250, no Centro, diversas empresas oferecerão um séria de vantagens para que os inadimplentes regularizem suas contas. Para a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin, "a oportunidade de negociar uma dívida frente a frente com a empresa aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes. Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo".

Conforme o presidente da CDL de Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro, as vantagens podem variar de acordo com cada credor. "Não determinamos quais facilidades devem ser oferecidas, mas tenho certeza que muitos dispensarão juros, multas, parte do débito e fracionarão parcelas", diz.

Segundo informações da CDL Fortaleza, o evento contará com 130 pontos de atendimento e um trabalho focado na agilidade do serviço de renegociação. Outras atividades também serão oferecidas aos visitantes, como pequenos cursos de educação financeira, por exemplo.

"O nosso objetivo não é incentivar o consumo desenfreado, até porque isso é uma das principais causas da inadimplência, que não é interessante para nós. Queremos que os consumidores regularizem suas respectivas situações e não voltem a ficar com dívidas em atraso. Esperamos que os cearenses desenvolvam o consumo consciente para termos um mercado saudável", comenta Cordeiro.

Evento imprevisível

Ainda de acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, um dos maiores atrativos do Feirão é exatamente o fato de que ele pode demorar a acontecer novamente. "Faz cerca de oito anos que não desenvolvemos um evento como esse, até porque não é um tipo de campanha que podemos fazer de forma sistematizada, com data fixa no calendário, pois assim incentivaríamos a inadimplência, o que é tudo que não queremos. Assim, esperamos que, durante o evento, muitos devedores aproveitem a oportunidade para acertar suas contas. Isso é bom para todos", comenta Freitas Cordeiro.

O presidente da CDL revela ainda que o estado do Ceará tem mais de 1,3 milhão de registros negativos no SPC, "o que não quer dizer que temos esse contingente de pessoas inadimplentes, pois há repetições. Tais dados, porém, constatam que esse é o momento ideal para uma ação dessa natureza. Não sabemos quando faremos algo semelhante novamente", explica o lojista.

Mais informações

Feirão Limpa Nome
Data: de 10 a 14 de setembro
Horário: das 8h às 18h
Local: Rua Pinto Madeira, 250

ÁQUILA LEITE
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...