Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

6 passos para transformar seu funcionário em um bom líder

Formar bons líderes libera o empreendedor para focar no crescimento da empresa

Por Daniela Moreira




Ter bons líderes dentro da empresa é fundamental para que a operação funcione melhor e para que o empreendedor possa se afastar das tarefas do dia a dia para ter uma atuação mais estratégica. 

De vez em quando, surge um “líder nato” na organização e facilita as coisas. Mas, na maioria das vezes, é papel do gestor identificar os profissionais com potencial e ajudá-los a se preparar para a função. 

"Todo profissional tem a possibilidade de se tornar um bom líder. Para isso é preciso desenvolver e aprimorar competências técnicas e comportamentais específicas", diz José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching. 

Confira as dicas do especialista para chegar lá: 

Identifique o funcionário potencial 
Procure identificar no dia a dia o colaborador com características de liderança. Entre essas habilidades, se destacam comunicação assertiva, comprometimento, busca por evolução contínua, criatividade, conhecimentos sobre os processos internos de trabalho, capacidade para lidar com situações de estresse e pressão e capacidade de transformar situações difíceis em oportunidades de crescimento. 

Avalie o grau de confiabilidade do candidato 
Encontrou alguém com um conjunto propício de características? O próximo passo é descobrir o quão confiável ele é. Um ponto importante a ponderar é se ele sabe trabalhar bem em grupo e respeitar suas decisões – liderança não pode ser confundida com autoritarismo nem com insubordinação. 

Tenha uma conversa franca sobre os seus planos 
Pergunte ao funcionário se ele gostaria de assumir um papel de liderança e se ele se sente preparado para tal função. Ele também deve ter disposição para aprimorar suas habilidades. 

Apresente um plano de carreira 
Para que o investimento que a empresa fará na formação do líder valha a pena, seus anseios pessoais e profissionais devem estar alinhados com os da organização. É importante apresentar um plano de carreira que faça sentido para o profissional. “O futuro líder deve conhecer suas reais possibilidades de crescimento e desenvolvimento da carreira dentro da organização”, diz o especialista. 

Prepare-o psicologicamente 
Um cargo de confiança pode gerar certa indisposição com os colegas de trabalho. É importante que o líder se sinta seguro para sair da zona de conforto e arriscar ser excluído pelos colegas. 

Invista na formação 
Se está claro que aquele é o profissional certo, é hora de investir na formação. Ofereça cursos de extensão, pós-graduação e treinamentos específicos em liderança. Seu papel é garantir os recursos necessários para se tornar o líder de que você precisa.

Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...