Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

7 passos para criar uma poupança depois da faculdade

Você, que acabou de sair da faculdade e vai mergulhar na vida adulta, sabia que é importante criar uma poupança para o futuro? Veja dicas de como fazer uma!




Existem várias planilhas online que podem te ajudar a organizar os seus gastos

Poucos jovens pensam em poupar dinheiro quando saem da faculdade. Porém, é muito importante que, desde cedo, você guarde dinheiro para o seu futuro. Casamento, filhos, viagens, aposentadoria; tudo isso é muito caro, e requer planejamento desde cedo.

Confira agora 7 passos para começar a juntar dinheiro:

Como criar uma poupança: 1 – Analise a situação
Antes de começar a guardar dinheiro, você precisa analisar como anda a sua vida financeira. Pegue um dia para anotar o quanto você gastou durante o ano, quais são as suas dívidas e sua renda fixa. Tente saber qual é o padrão de vida que a sua renda pode sustentar e faça todos os outros cálculos baseados nisso. Mesmo que você tenha um limite alto de cheque especial e de cartão de crédito, não os inclua como se fosse a sua renda.

Como criar uma poupança: 2 – Faça um planejamento
Quando era adolescente, você provavelmente não tinha que se preocupar com as contas porque seus pais eram os responsáveis pelas despesas de casa. Agora que você acabou a faculdade, é importante que você saiba como lidar com dinheiro. Peça ajuda para os seus pais para criar um planejamento mensal de despesas e ganhos. Antes de sair de casa, você já tem que estar ciente o que irá enfrentar. Dessa forma, fica muito mais fácil saber o quanto você poderá poupar mensalmente.

Como criar uma poupança: 3 – Crie planilhas
Depois que você já souber como lidar com as sua finanças, existem várias planilhas online que podem te ajudar a organizar os seus gastos. Faça anotações de todos os gastos que você tem, mesmo os menores, e compare com o quanto você pode gastar. Se seu volume de gastos estiver muito próximo ao de ganhos, comece a economizar, assim irá sempre sobrar algum valor para ser colocado em uma poupança.

Como criar uma poupança: 4 – Preveja gastos
Quando você sair da universidade, vários gastos novos surgirão na sua vida. Financiamento de carro, aluguel, compras do mês, roupas sociais, manutenção da casa, etc. Mesmo que você já esteja completamente organizado, saiba que imprevistos acontecem e sempre deixe um dinheiro extra para gastos eventuais. É importante que esse dinheiro não seja o mesmo que você reserva para a poupança.

Como criar uma poupança: 5 – Pague as suas contas em dia
Nunca deixe para pagar as contas depois da data de vencimento. Mesmo que você vá ficar com pouco dinheiro, é melhor quitar as dívidas do que deixá-las rolando e, depois, ficar perdido no meio dos juros.

Como criar uma poupança: 6 – Adapte-se
Mesmo que você tenha tudo sob controle, tente fazer cortes nos seus gastos de vez em quando. Tente diminuir a conta de luz, ou veja se pagando um boleto antes da data de vencimento você pode obter algum tipo de desconto. Faça o seu dinheiro render mais.

Como criar uma poupança: 7 – Controle-se
Apesar de todos os esforços de se organizar, criar planilhas e saber como lidar com a sua vida financeira, o que realmente faz a diferença é seu autocontrole. Não crie dívidas vazias, não gaste dinheiro no que você não precisa e pense muito antes de parcelar as suas compras. No momento pode parecer difícil, mas, no futuro, você irá agradecer por ter guardado dinheiro ao invés de gastá-lo.

Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...