Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Qual é o certo: dia a dia ou dia-a-dia?


Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori, decifra esta dúvida e mostra como o Novo Acordo Ortográfico limou este problema do cotidiano de muita gente


Turista aprecia nascer do sol

No dia a dia é comum compartilharmos nossas experiências de trabalho em reuniões com os amigos e com a família. Ontem mesmo, no elevador, após ouvir claramente um comentário com esta expressão tão comum, pensei: dia a dia se escreve com ou sem hífen? Será que estamos atentos à escrita desta locução? Vamos entender melhor o uso, que é tão corriqueiro.
As expressões dia a dia e dia-a-dia, antes do Novo Acordo Ortográfico, eram diferenciadas pelo uso do hífen para destacar funções diferentes, logo: quando tinha função de substantivo, ou seja, sentido de cotidiano (usava-se hífen); quando tinha função de advérbio, ou seja, sentido de diariamente (usava-se sem hífen).
Exemplos:

dia-a-dia do profissional do mundo corporativo é muito estressante. (substantivo)
Convivemos com muitos conflitos dia a dia na esfera corporativa. (advérbio)
Depois do Novo Acordo Ortográfico, temos a simplificação da utilização desta locução, conforme expressa a regra:
As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão em estudo (dia a dia), há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc.
Então, vejamos com os exemplos abaixo, como orações de sentidos diferentes devem ser expressas:
Verifique o dia a dia de sua gestão e certamente você terá mais aliados. (substantivo).

A equipe melhora dia a dia os seus resultados! (advérbio).
Bem mais fácil, não?
 Reinaldo Passadori
Reinaldo Passadori é CEO e fundador do Instituto Passadori – Educação Corporativa
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...