Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Como agir ao perder um emprego

Perder um bom emprego não é algo desejável, mas acontece. Caso aconteça com você, confira dicas que mostram como agir ao perder um emprego

Como agir ao perder um emprego

 Encontre amigos, vá a lugares que te agradam, faça  coisas que gosta    

Ninguém deseja perder um bom emprego, mas muitas vezes nós não podemos prever se isso vai ocorrer. Caso isso aconteça com você, é importante que você saiba o que fazer para não entrar em desespero e consiga seguir em frente com sua carreira.

Confira a seguir dicas que mostram o que você deve fazer ao perder um emprego:

1. Não entre em pânico

Entrar em pânico é sempre a pior alternativa. Você só vai gerar estresse à toa e não conseguirá resolver problema algum. Mantenha a calma e pense antes de tomar qualquer atitude precipitada. Só assim você conseguirá seguir em frente.

2. Aceite sua situação

Não tenha medo de entrar em contato com suas emoções. É normal sentir-se deprimido após a perda de um emprego. Ao aceitarmos uma situação, conseguimos enxergá-la com mais clareza e descobrir o que devemos fazer para mudá-la.

3. Não faça empréstimos sem pensar

Quando você fica sem uma fonte de renda é normal que você sinta vontade – além da necessidade – de fazer empréstimos. Em casos extremos, essa atitude é permitida. Afinal, você precisa sobreviver. Porém, pense muito bem antes para não acabar emprestando quantidades absurdas de dinheiro acumulando juros e se endividando cada vez mais.

4. Repense suas prioridades

Por mais que você já tenha estabelecido um padrão de vida enquanto você tinha um emprego, agora você terá que repensar suas prioridades. Faça o possível para economizar dinheiro e corte todos os gastos desnecessários. "Querer" é diferente de "necessitar" e nesse momento é importante que você saiba perfeitamente bem qual é a diferença entre os dois.

5. Revise a situação de seu plano de saúde

Se seu plano de saúde era parte dos benefícios que seu emprego oferecia, agora você terá que rever sua situação. Caso você possa fazer parte de um seguro compartilhado com parentes, essa pode ser a solução. Se não, você pode procurar alternativas mais em conta, como planos mais baratos ou então frequentar hospitais públicos somente quando necessário.

6. Não se afaste do seu círculo social

Mesmo que você sinta vergonha por ter perdido seu emprego, é muito importante que você não perca contato com as pessoas. Afastar-se causa uma pressão negativa ainda maior. Em um momento como esse, além do apoio emocional do qual você sentirá necessidade, também será necessário que você passe a se comunicar mais para facilitar a busca de futuras possibilidades de emprego.

7. Analise sua situação

Tente criar foco nos aspectos positivos da sua vida. Tire um tempo para você mesmo e reflita. Isso ajuda a tomar melhores decisões.

8. Priorize-se

O estresse causado pela perda de um emprego é normal. Porém, passar muito tempo preso a esse estado pode prejudicar sua saúde. Algumas pessoas também acabam entrando em depressão e deixando de cuidar delas mesmas. Tome cuidado para que isso não aconteça com você. Se você perceber que está passando tempo demais cultivando sentimentos ruins, force-se a sair dessa situação. Encontre amigos, vá a lugares que te agradam, faça coisas que gosta. Exercícios físicos e meditação reduzem o nível de estresse e são ótimas maneiras de manter seu corpo e sua mente em equilíbrio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...