Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 4 de junho de 2013

5 passos para revisar suas metas profissionais (até agora)


Aproveite estes dias de folga para repensar a trajetória profissional e avaliar o que você fez pela sua carreira até agora

Camila Pati, de Exame

Creative Commons/Flickr/Suicine
Homem pensando em frente a um lago com pôr-do-sol
Aproveite o feriado para repensar sua trajetória profissional e ajustar a rota caso seja necessário
São Paulo – A percepção da passagem do tempo varia de pessoa para pessoa. Para alguns, o ano está voando, para outros, se arrasta. Mas é fato que, com o fim do mês de maio, é chegada a hora de fazer um balanço de carreira e avaliar realizações e tropeços ocorridos até agora.
Aproveitar a calmaria de um feriado para repensar a trajetória profissional pode ser uma boa ideia. Confira um roteiro para avaliar o que você fez pela sua carreira nestes 6 primeiros meses do ano, tendo em vista o que havia planejado:
1 Encontre sua lista de metas para 2013
“A primeira coisa a se fazer é encontrar o papel ou para os mais organizados a planilha em que, em dezembro de 2012 foram desenhadas as metas para o ano de 2013”, sugere Carlos Felicíssimo Ferreira, da 4hunter. 
O ideal era que a lista estivesse sempre visível, mas caso não esteja, vale vasculhar gavetas e os seus arquivos no computador para encontrar os planos feitos para 2013. “Se achou já é um ótimo começo”, diz Ferreira.
Não fez a lista? Faça agora. Você pode seguir o roteiro que Exame.com publicou no fim do ano passado e adaptar os 10 mandamentos do planejamento de carreira para os seis meses finais de 2013.
2 Confira as metas cumpridas
“Com a lista em mãos, confira o que já foi feito e que está trazendo resultados positivos”, recomenda Ferreira. Revisitar metas cumpridas é um estímulo para investir nos objetivos ainda não alcançados. Portanto, comemore suas vitórias!
“Se uma meta já foi cumprida, pode sobrar tempo para focar no que ainda não foi cumprido ou para apostar em novas metas”, diz Ferreira.
3 Repasse metas não atingidas
No papel ou na tela do computador os objetivos de carreira para 2013 prometiam um mundo de possibilidades e ascensão profissional. Mas alguns podem ter ficado pelo caminho. “Muita gente acaba não fazendo este balanço de metas justamente porque vai ter que encarar o que não fez”, diz Ferreira.
4 Investigue os motivos que o impediram de cumprir os objetivos
Aquele curso de extensão, o sonhado MBA, a promoção, o emprego novo ou o projeto não se transformaram em realidade por quê? “É hora de buscar estas respostas”, diz Ferreira.
Não cumpriu a meta porque ela dependia de outra pessoa? “Talvez então seja hora de cobrar esta pessoa”, sugere Ferreira.
O objetivo ficou só no papel por conta da agenda que não permitiu ou por que, no fim das contas, não era mais importante? Verifique as razões para o fracasso das metas profissionais.
5  Priorize
“Se eram 10 metas, apenas uma saiu do papel e restam 9 ainda, é preciso priorizar”, diz Ferreira. Dentre os objetivos estipulados, quais os mais urgentes? “Tome a decisão do que efetivamente você vai colocar as mãos", diz, Ferreira.
Não coloque o carro na frente dos bois, estipule planos razoáveis e que, tendo em vista o seu momento de carreira, sejam possíveis de serem cumpridos. “Não adianta, a pessoa achar que vai conseguir cumprir as 9 metas que faltam em seis meses, com certeza, ela vai se frustrar”, diz Ferreira. Ele também sugere que suas metas sejam revistas daqui três meses.
Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...