Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vendas crescem apenas 1,4% no CE

VAREJO NO TRIMESTRE

16.05.2013

Variação no Ceará no trimestre fechou abaixo da média do País; produtos de informática têm maior queda

O comércio varejista cearense vem registrando menor ritmo considerando o desempenho do ano passado. Conforme dados da pesquisa mensal divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no comércio ampliado - que inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção - cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano, sendo a 5ª menor evolução do Brasil. Em igual período do ano passado, a variação no Estado foi de 5,6%.















Artigos farmacêuticos tiveram 22% de crescimento nas vendas, o maior Foto: Rodrigo Carvalho

O indicador aponta ainda que a alta no Ceará está abaixo da registrada em todo o País, que fechou os três primeiros meses deste ano com expansão de 3,8%. Somente no mês de março, a variação foi de apenas 0,8%, figurando como a segundo menor entre os demais Estados da federação.

No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará mostrou um índice melhor, com elevação de 8,1%, ficando acima daquela registrada no País (7,2%).

Informática puxa queda
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram a maior variação negativa entre os Estados nos três primeiros meses do ano (-15,5%), seguida de veículos, motocicletas e peças (-5,5%).

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram apenas 2,5% no trimestre, enquanto em igual período do ano passado a evolução foi de 4,5%.

Saúde e beleza

Aqui, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos tiveram o maior crescimento entre todos os estados (22,2%), enquanto o segundo lugar, Santa Catarina, registrou acréscimo de 15,2% nas vendas destes artigos nos três primeiros meses do ano.

Combustíveis e lubrificantes também tiveram um bom desempenho nas vendas de janeiro a março, com alta de 19%.

No País

Após apresentarem queda no mês anterior, as vendas do varejo voltaram a ter retração de 0,1% em março na comparação livre de influências sazonais com fevereiro, quando o setor havia registrado redução de 0,5%. Na comparação com igual mês do ano anterior, no entanto, houve alta de 4,5%.

Analistas de mercado previam que o volume de vendas cairia 0,3% ante fevereiro. Em relação a março de 2012, a expectativa era de aumento de 3,8%. Nos primeiros três meses do ano, o comércio teve alta de 3,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2012.

Apesar de ter fraquejado nos meses recentes, o setor ainda acumula ganhos em períodos mais longos. As vendas subiram 6,8% nos 12 meses encerrados em março.

Inflação e retração
Com o forte aumento dos preços, as vendas de alimentos e bebidas nos supermercados tiveram a segunda queda consecutiva em março na comparação com o mês anterior, livre de influências sazonais.

A retração, de 2,1%, foi a mais intensa desde fevereiro de 2008 (-2,2%). A queda pesou no resultado das vendas do varejo como um todo, que tiveram leve queda de 0,1% em março ante o mês anterior, segundo o IBGE. "O preço dos alimentos teve uma forte elevação, o que influenciou no resultado do setor", afirma Aleciana Gusmão, técnica do IBGE.

A inflação de alimentos subiu 15% no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em março, quando o IPCA havia registrado alta de 6,59%.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...