Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

5 dicas para fazer uma apresentação matadora para sua startup


O momento pode ser único e você não pode desperdiçá-lo com uma exibição malfeita
Por Daniela Moreira



Sua ideia pode ser sensacional e ter grandes chances de dar certo, mas se você não souber expô-la de forma clara e correta, as chances de alguém acreditar no seu produto e apostar em sua startup diminuem muito. 

Os meios de se expressar podem ser variados – do simples gogó ao bom e velho Power Point. “É interessante que se faça também uma demonstração visual do produto funcionando”, diz João Galvão, cofundador da SOAP, empresa especializada em apresentações. 

“O vídeo é sempre uma boa alternativa para começar ou fechar uma reunião, funcionando como uma espécie de trailler de filme e deixando o investidor arrepiado com o futuro que está por vir”, afirma Galvão. 

O especialista dá algumas dicas para uma apresentação matadora: 

Crie uma narrativa com começo, meio e fim
Comece apresentando os personagens, gerando empatia e fazendo com que a audiência se interesse pelo assunto. No meio, exponha os conflitos e as dificuldades e demonstre que eles serão endereçados. E guarde o melhor para o final, gerando um clímax inesperado. 

Humanize sua apresentação 
Exponha a sua história de vida escolhendo momentos relevantes e demonstrando como ela se relaciona com a ideia apresentada. Equilibre argumentos emocionais e racionais. “Ninguém é só racional. As decisões são emocionais. As evidências para ela é que podem ser racionais”, diz o especialista. 

A linguagem visual deve complementar o discurso 
Imagens valem mais que mil palavras. Escolha aquelas que tragam metáforas certas para que você quer dizer. “Evite imagens falsas de bancos de imagens com pessoas sorrindo e olhando para a câmera. A vida não é assim e a audiência percebe que você deu um copiar e colar de um banco qualquer”, afirma Galvão. 

Evite “rodeios” 
Se você sabe que sua audiência não tem tempo e corre o risco de sair da sala a qualquer momento, vá direto ao ponto, expondo os benefícios do projeto. “Se estiver se apresentando para um investidor, explique logo por que seu negócio é melhor que outras opções de investimento”, indica o especialista. 

Seja precavido 
Prepare-se para fazer o seu pitch em 5 minutos, mesmo sabendo que a reunião tem 30. Esteja preparado para fazer a apresentação mesmo sem o PowerPoint.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...