Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dicas da Biblioteca para os alunos dos cursos de MBA's












Os alunos dos três cursos de  MBA's em andamento da Faculdade CDL reuniram-se no último sábado, 16/03, para a apresentação da Biblioteca, cujo conteúdo, além dos enfoques relativos aos recursos, produtos e serviços disponibilizados por este equipamento, foi direcionando para a pesquisa, objetivando facilitar o encaminhamento para a monografia.

Dentro desse universo, destaca-se:


Como utilizar os recursos da Biblioteca para auxiliar na sua pesquisa, com vistas à monografia? 

Depois de definido o tema e os objetivos, buscar a fundamentação teórica necessária junto aos livros e artigos de periódicos, fazendo um levantamento bibliográfico e junto à internet.


Como prosseguir com monografia? 
  • Efetuar as leituras, fazendo fichamento; 
  • Elaborar o texto da fundamentação teórica; 
  • Definir a metodologia; 
  • Fazer a pesquisa de campo; 
  • Analisar os dados coletados; 
  • Apresentar os resultados; 
  • Efetuar a discussão; 
  • Tecer as considerações finais; 
  • Elaborar todo o trabalho em formato normalizado, contendo capa, elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

O que é o trabalho científico? 


Informação científica organizada segundo padrões específicos, com o objetivo de sistematizar o assunto e de facilitar a sua compreensão. Todo trabalho científico é constituído pela tríade: 
  • epistemologia (conhecimento, teoria, citações, construção do raciocínio); 
  • metodologia (métodos, instrumento, pesquisa); 
  • normalização (normas da ABNT, manual). 

Por que esse formato?  


Para Severino (2003, p. 130), “esses trabalhos didáticos não podem ser deixados à pura espontaneidade criativa do aluno [...] é através desse tipo de trabalho que o estudante, além de ampliar seus conhecimentos, se iniciará no método da pesquisa e da reflexão.” 

Esse formato é internacionalmente conhecido e é a condição para ser aceito na comunidade acadêmica. 


Qual a importância do trabalho científico?

Registra e divulga o conhecimento e, por conseguinte, a sua evolução, pois, quando analisado pelos pares
, sempre haverá quem acrescente algo ou refute. É nesse contexto que temos ciência. 

"E quando não temos ciência, necessariamente impera o senso comum e a intuição, carregados de ideologias.” (MACHADO, 2006, p. 47)


Desmistificando a pesquisa, um paralelo entre a vida e a pesquisa acadêmica.


Fazemos pesquisa todo dia!
  1. Surge uma demanda qualquer na nossa vida, que precisa ser atendida, resolvida. 
  2. Quando muito complicada, dividimos em partes. 
  3. Interpretamos a demanda e definimos o que deve ser cumprido. 
  4. Temos uma ideia pré-concebida do que virá pela frente. 
  5. Agregamos e relacionamos à demanda a nossa experiência de vida e os exemplos de outrem.
  6. Analisamos a melhor forma de atender à demanda. 
  7. Criamos as condições adequadas. 
  8. Executamos o que pretendemos. 
  9. Depois de executado, analisamos e verificamos o que conseguimos. 
  10. Tiramos conclusões a respeito. Foi bom? Deu certo? Era isso mesmo? Essas conclusões servirão para aplicarmos em outra ocasião da vida. 

A pesquisa acadêmica 

  1. Como pesquisador, temos uma inquietação acerca de certo tema.
  2. O tema é muito amplo, resolvemos delimitá-lo e afunilá-lo. 
  3. Criamos os objetivos da pesquisa. 
  4. Apresentamos os nossos pressupostos. 
  5. Buscamos a fundamentação teórica para servir de base à investigação e à análise dos dados.
  6. Optamos pelo melhor método, de acordo com a natureza e tipo da pesquisa. 
  7. Preparamos os instrumentos para coleta de dados. 
  8. Fazemos a pesquisa propriamente dita. 
  9. Analisamos e discutimos os dados colhidos. 
  10. Tecemos as nossas considerações finais, confrontando com os objetivos da pesquisa. E a nossa pesquisa poderá ser utilizada por outro pesquisador.

Dicas

  • Inicie com antecedência, não deixe para a última hora; 
  • Utilize o seu campo profissional e suas experiências para tirar a ideia para o trabalho; 
  • Afunile o seu tema, não adote abordagens amplas; 
  • Fique sempre atento ao trabalho, nesses momentos pode ocorrer um insight
  • Faça monografia de algo que você já conhece é menos dificultoso; 
  • Não tenha medo de escrever; 
  • Discuta junto com o seu orientador; 
  • Siga as normas do Manual de Normalização.


MACHADO, Ana Maria Netto. A Relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p.45-66. 

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.


Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...