Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Como conseguir terminar um projeto

Muitas vezes entramos em um círculo vicioso de projetos inacabados. Confira seis passos que ajudarão você a pôr o seu projeto abandonado em prática


Nem todos os projetos são dignos de serem levados adiante

Temos sonhos, objetivos e muitas ideias – algumas brilhantes. O problema é que, raramente, colocamos as mesmas em prática. E quando o fazemos, o nosso lado pessimista nos diz que essa ideia foi a PIOR que você poderia ter tido. O resultado? Abandonamos o projeto e, alguns dias depois, nos vemos em um círculo vicioso de projetos inacabados 

A  seguir, confira alguns passos para conseguir terminar o seu projeto de vez:
  
1º passo para terminar um projeto: Faça uma pausa

É muito bom para você ter uma pausa e avaliar se é válido ou não continuar com o projeto. Mas como se avalia isso? Simplesmente pergunte a si mesmo o que você está fazendo e o porquê de estar fazendo. Qual a proposta desse projeto? Como você se sente em relação a ele? E qual será a recompensa que você vai receber por ele? Nem todos os projetos são dignos de serem levados adiante. Veja se levar esse projeto adiante vale o seu tempo. Se você estiver obcecado com esse projeto, pense que terminá-lo vai fazer você se sentir muito melhor.

 
2º passo para terminar um projeto: Silencie a sua mente

Se você determinou que esse projeto vale seus esforços, é hora de silenciar a sua mente e passar um tempo com a sua criação. Envie um sinal de "pare" para aquelas vozes que fazem críticas destrutivas. Jamais diga que é difícil de fazer. Reorganize seus materiais na mesa e tente recomeçar o trabalho, mas sem a pressão de "quanto trabalho falta para eu terminar?". Tudo tem um fim. Então, PARE de querer adiantar esse final.

  
3º passo para terminar um projeto: Não faça tudo de uma vez só

"De grão em grão a galinha enche o bico." Já ouviu isso, certo? Pois é, a vida é assim. Comece o seu projeto, mas não queira fazer tudo de uma vez. Faça uma parte de cada vez. Assim, você vai poder se concentrar somente no primordial e quando perceber já vai ter finalizado o projeto.

  
4º passo para terminar um projeto: Não desista 

Se o 3º passo não funcionar e você estiver paralisado e frustrado, levante e faça alguma coisa sem compromisso por cinco minutos. Coma algo ou simplesmente respire. Só não ligue a TV ou vá navegar na Internet porque, aí sim, você ficará tão distraído que o projeto será novamente abandonado. O que você precisa é confiar nos seus instintos. Existem ao menos duas vozes na sua cabeça que irão te ajudar a tomar a decisão certa. Uma delas dirá que será inteligente fazer um intervalo e voltar mais disposto para o projeto. A outra voz pedirá para fazer intervalos é inventar desculpas para não focar no seu trabalho.

  
5º passo para terminar um projeto: Eleja bem o lugar 

Se você não se sentir bem no lugar em que vai realizar o seu projeto, dificilmente você vai conseguir se concentrar. Procure um lugar calmo e agradável, onde possa fazer as suas coisas sem ser facilmente distraído.

 
6º passo para terminar um projeto: Chega de folgas

Uma vez que você estiver totalmente focado no projeto, pare de tirar as pequenas folgas que podem interromper o seu pensamento. Você estará tão “preso” ao projeto que poderá não comer por horas, mas veja o lado bom: a próxima vez que você for comer, o projeto vai estar finalizado e você poderá comer tudo o que quiser como recompensa.

 
Essas dicas são simples e podem até parecer óbvias, mas definitivamente ajudará você a pôr o seu projeto abandonado em prática.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/03/15/1011097/como-conseguir-terminar-um-projeto.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...