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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Varejo cearense em alta







VAREJO 20/02/2013
Varejo cearense cresce 9,6%, acima da alta nacional

Com alta de 9,6% no volume de vendas, o varejo cearense foi o 9º em crescimento entre estados



As vendas no comércio varejista cearense em 2012 registraram indicadores de crescimento. Com aumento de 9,6% no volume de vendas, o setor superou a média nacional, cujo índice foi de 8,4%, o 9º maior crescimento entre os estados brasileiros. Os números foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal do Comércio (PME)


Em relação aos índices de receita nominal do varejo cearense, ao longo de 2012, o estudo aponta crescimento de 13,9%, também acima da média nacional que fora de 9,5%. A maior elevação, nesse indicativo foi alcançada por Tocantins (15%).

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão no volume de vendas em 2012 de 7,5% , índice menor que os 8,4% de crescimento do setor no Brasil. no Ceará. Combustíveis e lubrificantes tiveram alta de 22,3% no Estado, ante crescimento nacional de 6,8%.

As vendas de veículos e motos, partes e peças registraram alta de 6,8% em 2012 no Ceará, enquanto o crescimento nacional foi de 7,3%. O desempenho do segmento automotivo, segundo o IBGE, puxou o aumento no volume total vendido no comércio varejista ampliado, que também considera veículos e material de construção.

AnálisePara Luiz Gastão, presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), os indicadores da receita nominal de vendas estão relacionados ao aumento da renda das famílias, ligado à inserção dos membros no mercado de trabalho, por exemplo.

Ele atesta que as vendas do setor automotivo foram impulsionadas principalmente pela redução do Imposto sobre produtos Industrializados (IPI). “Mas também em função da facilidade de crédito e a queda dos juros, que fizeram com que as pessoas fizessem novos financiamentos”, completa Gastão.

Nesse contexto, ele afirma que o varejo cearense tem mantido buscar seu ritmo de crescimento. O aumento no fluxo turístico do estado, bem como o volume dos empregos e os investimentos nas esferas públicas e privada, fazem parte dessa meta, diz Gastão.

Variação mensalEm dezembro, as vendas caíram 0,5% na comparação com novembro. Em igual mês de 2011, a alta foi de 5%. Os dados confirmam a previsão das consultorias. A LCA, por exemplo, fixou a alta do comércio em 8,5% para 2012. Para 2013, a estimativa é de aumento de 6,5%. Já a CNC (Confederação Nacional do Comércio) estimou expansão nas vendas de 9,1% em 2012 e de 7,5% em 2013. (Com agências)

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Com aumento de 9,6% no volume de vendas em 2012, o varejo cearense superou a média nacional, cujo índice foi de 8,4%. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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