Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Negócios cearenses





TENDÊNCIA NO TRIÊNIO
Criação de empresas se retrai 12,34% no Estado
06.02.2013

Ritmo de novos negócios cearenses apresentou recuo seguindo reflexo registrado no País

Em 2012, foram criadas 19.192 empresas, no Ceará. É como se, a cada dia, surgissem 53 novas Pessoas Jurídicas, no Estado. Significa o mesmo que 1.599 por mês ou um pouco mais que duas por hora. No entanto, o que poderia ser uma excelente notícia para a economia local, é, na verdade, um sinal de alerta. Basta verificar o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), denominado "Perfil das Empresas e Entidades Brasileiras 2012". 


Para consultor, Ceará tem condições de ampliar a criação de empresas no Estado com grandes empreendimentos que já estão sendo instalados

FOTO: J. LUÍS

Conforme a pesquisa, divulgada ontem, o cálculo considera o universo de micro, pequenas, médias e grandes empresas, além das entidades públicas e privadas, que, juntas, são responsáveis por mais de 98% dos empregos formais. Os microempreendedores Individuais (MEI) ficaram de fora do estudo.





No último triênio, a criação de empresas cearenses tem sido arrefecida. Em 2010, foram 22.134 novas Pessoas Jurídicas e, em 2011, mais 21.896 novas empresas. O decréscimo se intensificou no acumulado dos 12 meses seguintes. Em 2012, ficou abaixo da casa dos 20 mil, pela primeira vez, nos últimos três anos, no Estado. 

O ritmo da desacelaração no surgimento dessas empresas não é pequeno. Na comparação com o desempenho de 2012, houve recuo de 13,99% e 12,34%, em relação a 2011 e 2010, respectivamente. 

Ritmo caiu 

Os dados do estudo do IBPT demonstram que o dinamismo na criação de novas empresas no Estado tem perdido fôlego seguindo uma tendência nacional. 

O Ceará caiu duas posições em dois anos no ranking das unidades federativas no que diz respeito ao surgimento de novas empresas, deixando a 9ª para ocupar 11ª colocação.

Comparado ao período de 2010, o Ceará deixou de criar, caso igualasse o desempenho daquele ano, 260 empresas mensalmente. São quase nove Pessoas Jurídicas a menos por dia na comparação de 2012 com o resultado de 2010. 

O estudo do IBPT computou que o Ceará encerrou 2012 com 393.090 empresas, ao todo. Á Capital sozinha foi responsável por 45% desse montante. Fortaleza fechou o ano passado com 178.048 Pessoas Jurídicas. 

Ranking 

Segundo o levantamento, o Estado ficou em 10º lugar em quantidade de empresas dentre as demais unidades federativas, sendo o terceiro no Nordeste, apenas atrás de Bahia (764 mil) e Pernambuco (394 mil). 

Fortaleza, entretanto, está melhor posicionada no quadro nacional, com o oitavo lugar no Brasil e segundo no Nordeste. Perdeu apenas para Salvador (BA), com 206 mil empresas constituídas. 

São Paulo é de longe o Estado e a capital com maior concentração de negócios no País, com respectivamente, 3,7 milhões e 1,2 milhão de empresas. 

Espelho brasileiro 

Na opinião do consultor internacional e economista Alcântara Macêdo, o que ocorre no Ceará é um reflexo da situação nacional. E ele tem razão. 

No País, houve um recuo de 12,68% no número de novas empresas, na comparação de 2012 sobre o ano imediatamente anterior. Nesse período, houve diminuição de 96.213 novas Pessoas Jurídicas no Brasil. A quantidade saiu de 758.608 novos negócios, em 2011, para 662.395 empresas criadas no ano seguinte. 

"Não considero que o Ceará esteja em uma situação ruim. Temos as siderúrgicas que estão se instalando. Saíram do papel assim como a ZPE. Isso tudo vai gerar a criação de mais empresas no Estado", avaliou, atribuindo a diminuição no surgimento de novos negócios à forma de como o governo federal vem lidando com a situação. 

"Minha impressão é que o governo deve rever sua política econômica, não na essência, mas em alguns pontos para reconduzir o fluxo de investimento no Brasil", afirmou Macêdo. 

IMPACTO FORTE 

260 novos negócios deixaram de ser criados no Estado a cada mês em 2012 na comparação com desempenho do Ceará em igual período de 2010 

ILO SANTIAGO JR. 
REPÓRTER 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...