Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Educação e ascensão profissional






ARTIGO 13/02/2013
Educação e ascensão profissional



Recente relatório da Unesco forneceu dados que impressionam por demonstrarem a importância de se buscar, a todo custo, investir em educação. Destacam-se as seguintes informações: um ano extra de escolaridade aumenta a renda individual em até 10%. Cada ano adicional de escolaridade aumenta a média anual do PIB em 0,37%. 171 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza se todos os estudantes em países de renda baixa deixassem a escola pelo menos sabendo ler. E basta que uma mãe seja alfabetizada para que as chances de sobrevivência dos filhos aumentem em 50%. 

Quem teve origem humilde, mas conseguiu ascensão social, sabe bem dimensionar as oportunidades que a educação propicia e conhece bem a realidade descrita pela Unesco. É impossível olhar para esses números sem refletir sobre o peso social deles. É impossível não agir para reverter esse quadro. 

Os que alcançaram - por meio da educação - melhores condições de vida costumam se identificar com aqueles que buscam vencer desafios como cansaço e baixas condições econômicas a fim de, após o expediente de trabalho, buscar o desenvolvimento das próprias potencialidades enfrentando uma dupla jornada exaustiva. Essa realidade faz parte da educação brasileira, pública e privada, e é para mudar esse quadro que precisamos de políticas comprometidas com o resgate de um déficit que tem sempre nos colocado entre os últimos lugares quando se avalia a qualidade da educação mundial. 

Quando presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, busquei parcerias que viabilizassem a Faculdade CDL. O objetivo era empreender um centro de excelência de serviços e apoio ao comércio que fosse mantido pela própria CDL e que pudesse oferecer aos alunos a oportunidade de formação que muitos buscam, mas poucos têm acesso. Neste fevereiro, atingimos a marca de 250 formandos nos cursos de gestão comercial, marketing e logística e recentemente aprovamos o curso de bacharelado em Administração.

Por ser diretor geral da Faculdade CDL, participo a cada ano da solenidade de formatura dos graduados. Cada um deles justifica a luta depreendida por esse centro de formação voltado àqueles que são vocacionados para o comércio e o empreendedorismo. Aproximadamente 80% dos nossos alunos já estão empregados antes mesmo de concluírem a graduação. Formamos também pequenos empresários que buscam conhecimento especializado (e prático) para se manter nesse mercado voraz do século XXI e já oferecemos MBA de excelente qualidade. 

Às vezes, as pessoas perguntam como a CDL, uma entidade sem fins econômicos e sem recursos públicos, consegue fazer um trabalho dessa grandeza. A resposta é a vontade de fazer do homem, esta supera qualquer desafio. Nosso aluno nos inspira a buscar recursos e ampliar a oferta de cursos, pois somos conscientes de que a educação não é apenas o caminho, ela é o próprio caminhar. Por isso não abrimos mão desse sonho. Os 250 novos graduandos iniciaram um ciclo que desejamos ver multiplicado. Muitos outros virão, e que venham, pois a educação é o porto de passagem daqueles que são incansáveis na busca pelo conhecimento, uma vez que este favorece melhores condições de vida. 

Honório Pinheiropresidente@fcdlce.com.br
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará

Publicado originalmente em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/02/13/noticiasjornalopiniao,3004548/educacao-e-ascensao-profissional.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...