Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comércio: Ceará é o 6° maior do Nordeste







6º MAIOR DO NORDESTE
Comércio do CE teve avanço de 9% em 2012
20.02.2013 

O material de construção registrou alta de 15,8% no volume vendido no Estado em dezembro de 2012 

Dois meses depois de encerrado 2012, o comércio varejista ampliado (que conta com a venda de combustíveis e material de construção) constatou que a expectativa dos lojistas para as vendas no ano passado foi correspondida. De acordo com a última pesquisa mensal do setor feita com dados de dezembro passado, o volume vendido foi 9% maior que em 2011. O resultado superou o nacional (8%) e foi o 6º maior do Nordeste.



FOTO: HONÓRIO BARBOSA













Os móveis e os eletrodomésticos estiveram na segunda colocação entre os que mais ampliaram as vendas no Ceará, com 21,8%

No comparativo mensal, o último mês do ano passado representou um incremento de 4,7% no volume de vendas do comércio varejista ampliado cearense - menor que o nacional para o mesmo período, de 5%.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa também apontou os indicadores para o comércio varejista sem os combustíveis e o material de construção. Nesse caso, o Ceará fechou o ano de 2012 com aumento de 9,6%, enquanto o nacional foi de 8,4%. Já em dezembro, o comércio estadual ficou em 5,3%.

Os dois produtos a mais contabilizados para o varejo ampliado renderam bom incremento aos números do Ceará. O comércio de veículos acumulou, ao longo de um ano marcado pela redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), alta de 6,8%. Já o de material de construção chegou a registrar alta de 15,8% no volume vendido.

No entanto, o destaque da pesquisa ampliada foi a venda de combustíveis e lubrificantes, a qual fechou o ano com 22,4% de alta no volume de vendas. Os móveis e eletrodomésticos estiveram na segunda colocação entre os que mais aumentaram as vendas (21,8%). Enquanto isso, os equipamentos e materiais de escritório despencaram -25,1%.

Ranking do ampliado

Para o varejo ampliado, entre os nove estados nordestinos, o desempenho cearense, apesar de ter crescido, não foi dos melhores. Sexto maior crescimento no volume de vendas, o Ceará teve atrás dele Paraíba (7,7%), Rio Grande do Norte (7,6%) e Sergipe (7,4%). Os primeiros foram Alagoas (12,9%), Maranhão (11,6%) e Bahia (11%).

Receita em alta

A pesquisa ainda aponta um crescimento na receita do comércio cearense de 10,9% no ano, o que foi alavancado também pelos combustíveis. O seguimento alcançou a marca de 23% de alta na receita em 2012, seguido pelos materiais de construção (172%), hipermercados (16,2%) e a venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (15,7%).

No País, a marca da receita do comércio varejista ampliado chegou a 9,5% no acumulado do ano passado e 7,7% só para dezembro. Os que mais aumentaram os lucros com o setor em 2012 no Nordeste foram Alagoas (14,4%), Maranhão (12,9%) e Bahia (12,4%). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...