Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Expansão da Faculdade CDL






FORMAÇÃO 23/01/2013
Faculdade CDL vai iniciar obras de expansão para novos cursos

O curso de Bacharelado em Ciência Contábeis deve começar no 2º semestre de 2013. Já as graduações de Redes de Computadores e Análise de Sistemas serão para 2014, segundo O POVO apurou

Inaugurada em 2008, a Faculdade CDL será expandida, com a construção de 30 salas de aula e o início de três novos cursos. Os alunos terão ainda uma biblioteca, um auditório para 400 pessoas e três laboratórios, tudo até o final de 2014, revelou ao O POVO o coordenador do convênio Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza), Fernando Xavier.

A Faculdade CDL é corporativa e desenvolve uma atuação direcionada exclusivamente para o comércio varejista. É a única com esse foco no Ceará, afirma Xavier. O crescimento físico tem a ver, principalmente, pelas limitações de espaço atuais, com 800 alunos na graduação.

O curso superior de Ciências Contábeis aguarda aprovação do Ministério da Educação (MEC) e deve ter início no segundo semestre de 2013, segundo o coordenador. Os outras duas graduações, de Rede de Computadores e de Análises de Sistema, devem ficar para 2014. Hoje, são ofertados quatro cursos: Gestão Comercial; Marketing; Logística e Bacharelado em Administração. Os valores variam de R$ 236,40 a R$ 480 mensais.

Para contribuir, na prática, com a gestão dos negócios do varejo, a CDL desenvolve parceria com bancos para que o lojista associado possa viabilizar empréstimos, explica Meirijane Anastácio, coordenadora acadêmica da Faculdade CDL. “Em geral, os financiamentos se destinam a otimização do ponto de venda. Além dos bancos, outros serviços, como planos de saúde e orientações sobre marcas e patentes também são fomentados pelo Espaço CDL de Negócios”, conta.

Feeling X formação
Já com experiência no mercado de óticas, a empresária Neures Caldas, resolveu ter uma formação teórica, na tentativa de ampliar os negócios. Parece ter dado certo. Neures tocava a Óticas Milenium desde 1999. Em 2012, após concluir o curso de Gestão Comercial na Faculdade CDL resolveu trocar o próprio negócio para ser franqueada da paulista Ótica Carol.

“A gente tinha um marketing que não funcionava. Agora, funciona. A gente também não se atrapalha mais na logística. Passamos a ter novos focos”, relata Neures. Para ela, a formação deu mais profissionalismo a ela e à sua sócia. “Um dos maiores desafios foi conciliar trabalho e faculdade. Mas valeu muito a pena”, lembra a empresária, que admite ainda faltar complementar sua capacitação com conhecimentos em línguas estrangeiras.

Pensando na Copa
O aspecto que a CDL-Fortaleza vai investir de forma mais acentuada para a Copa do Mundo de 2014 é nas vendas. Já são oferecidos cursos de idiomas, espanhol e inglês, que têm turmas lotadas. Fernando Xavier informa que há cursos de línguas com turmas fechadas para empresas.

A Faculdade CDL não tem fins lucrativos e funciona com preços abaixo dos de mercado. O lucro é reinvestido na expansão dos cursos, diz o coordenador do convênio.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Em diversos setores da economia, a formação e capacitação profissional são gargalos. Sobram oportunidades e falta pessoal capacitado. A Faculdade CDL faz uma função importante, mas não é o suficiente.

SERVIÇO

Boletos e demais informações na Sefin
Onde: www.sefin.fortaleza.ce.gov.br
Plantão Fiscal: (85) 3105-1211.
E-mail: plantao.fiscal@sefin.fortaleza.ce.gov.br

Resumo da Série

Durante quatro dias, O POVO apresentou a série de reportagens A Reinvenção do Consumo. Durante quatro dia, foram reportadas as tendências mundiais de formas venda; o e-commerce, a preparação do comércio para a Copa do Mundo e a formação profissional do varejo em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...