Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Porto do Pecém: líder na exportação de frutas






PECÉM 27/11/2012



Movimento de carga cresceu 23%



A movimentação de mercadorias no Porto Pecém cresceu 23% entre janeiro e outubro deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 3,3 milhões de toneladas movimentadas nos dez primeiros meses de 2012. Em 2011, 2,7 milhões t passaram pelo porto nesse mesmo período. Os dados são da Ceará Portos.

O transporte de longo curso participou com a movimentação de 2,8 milhões t. A cabotagem, navegação entre portos do País, contribuiu com 511 mil t. Do total de mercadorias movimentadas, 696 mil t se referem às exportações, ficando as importações com 2,6 milhões.

O Porto se mantém líder na exportação de frutas, com 27% de participação no total nacional, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex). Dentre os importados, o Pecém liderou a entrada de cimentos não pulverizados, 35% do total brasileiro.

Na exportação de calçados, o Porto do Pecém ficou em segundo lugar, com 24% de participação no total brasileiro. A liderança foi do Porto de Santos (SP), com 26%.

O porto cearense também foi o vice em importação de produtos siderúrgicos, 18% do que entrou no País por via portuária. O Porto de São Francisco do Sul (SC), com 24% de participação.


Publicado originalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...