Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caravana do Seminário Empreender

EMPREENDER 17/11/2012

Seminário foca na cooperação entre grandes e pequenos. A Caravana do Seminário Empreender chega na próxima semana a Fortaleza. Traz como tema central as possibilidades de negócios entre as micro e pequenas empresas e as grandes corporações nos próximos anos



O Seminário, que reúne vários empreendedores a cada edição, terá como tema as oportunidades de negócios entre grandes e pequenas empresas.


A Caravana do Seminário Empreender 2012, que percorreu Quixadá, Itapipoca, Sobral e Limoeiro do Norte, chega na próxima sexta-feira, 23, a Fortaleza com o tema “Vender mais e crescer com os grandes”. 

Segundo o vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Demócrito Dummar Neto, os micro e pequenos empreendedores devem enxergar as médias e grandes empresas como aliadas e aproveitar os próximos dois anos para crescer, pois haverá um aumento importante nas oportunidades de negócios. 

“A base de todas essas possibilidades de desenvolvimento é o acesso a informação, que é o que nós estamos propondo com este seminário. É oferecer a informação que fará a diferença ao longo da gestão desses negócios”, afirma Dummar Neto. 

O coordenador geral do Empreender, Nazareno Albuquerque, lembra que 99% das empresas brasileiras são micro e pequenas e apenas 1% são caracterizadas como grandes empreendimentos. “Considerando que temos um universo de 5 milhões de micro e pequenas empresas e apenas 100% de grandes, tentamos buscar de que forma essas instituições podem colaborar umas com as outras”, comenta. 

Nazareno Albuquerque cita como exemplo o caso da Petrobras que há 6 anos comprava produtos e serviços dessas micro e pequenas no valor de R$ 6 bilhões e, hoje, compra o equivalente a R$ 35 bilhões. “Ou seja, o volume de compras de uma empresa como a Petrobras abre oportunidades enormes para que os pequenos cresçam. O Seminário Empreender este ano tem esse objetivo de despertar as grandes organizações e os pequenos empreendedores para que façam novos negócios”, diz o coordenador do evento.

O moderador do painel “Como as Micro e Pequenas Podem Crescer com as Médias e Grandes Empresas – Oportunidades e Parcerias”, o empresário do setor supermercadista Honório Pinheiro, é um exemplo de microempreendedor que hoje lidera uma grande organização. “Essa é uma forma de fazer com que os grandes empreendedores ajudem os pequenos”, afirma Nazareno. 

As oficinas
Outro ponto alto do Empreender 2012 são as oficinas de Marketing Digital e Redes Sociais (minicurso com 50 vagas), Salão de Beleza com Arte (curso de aperfeiçoamento) com 80 vagas (40 pela manhã e 40 à tarde) e Modelagem e Estilismo – Um Dia de Capacitação com quem Conhece Moda e Estilismo (120 vagas distribuídas em quatro subtemas pela manhã e no período da tarde). 

O Empreender 2012 é uma realização do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha. 

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA 

Depois de passar por vários municípios do Interior cearense, o Seminário Empreender 2012 chega a Fortaleza. O evento será na sexta-feira e terá como tema “Vender mais e crescer com os grandes”.

Programação - Empreender8h - Abertura – Hino Nacional – David Duarte; Palavra da Presidência do O POVO; Palavra do senador José Pimentel, líder do Governo no Senado; e Palavra do Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto. 

8h30min - Palestra: “MPEs e Grandes Empresas: Parcerias para o Empreendedorismo”.Palestrante: Alci Porto, diretor técnico do Sebrae-CE. 

9h10min – Palestra: “O Governo do Ceará e a Regulamentação das Atividades das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual no Estado. A Criação do Fórum Regional da Micro e da Pequena Empresa e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará”. Palestrante: Evandro Leitão (secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social) 

10h - Painel: “Como as Micro e Pequenas podem Crescer com as Médias e Grandes Empresas – Oportunidades e Parcerias”. Expositores: Francisco Baltazar Neto (Federação das Indústrias do Ceará), Débora Pinho (Coelce), Stélio Sousa Lyra Junior (Banco do Nordeste) e José Ricardo (Caixa Econômica). Coordenador do Painel: Honório Pinheiro (presidente da FCDL) – Case do Painel: “Promovendo a inserção digital em área carente da Grande Fortaleza” - Fábio Beneduce (Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado - Iteva). 

11h – Painel: “Sustentabilidade Ambiental e Oportunidades de Empreendedorismo para as MPEs”. Expositores: Ministério do Meio Ambiente. Moderadores: Alexandre Cialdini (secretário de Finanças), Acrísio Sena (Câmara Municipal de Fortaleza), Camilo Santana (secretário das Cidades), Domingos Neto (presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados). 

11h50min - Palestra: “Técnicas para Conquistar Clientes: Segredos do Marketing Porta a Porta”. Palestrantes: Flávia Chagas (Faculdade CDL) e Stênio Diniz (Instituto Atlântico). 

14h - Palestra: “Cultura e Arte: A Criatividade de Musa Lyra - Mais que Modismo, a Valorização da Relação entre o Homem e o Planeta”. 

14h30min – Painel: “Esporte e Empreendedorismo – O que Você pode Ganhar com a Copa do Mundo”. Expositores: Ferruccio Feitosa (secretário Especial da Copa), Evelyne Tabosa (Sebrae), Sérgio Ponte (Rádio O POVO CBN). Moderador: Alan Neto (Rádio O POVO CBN) 

15h20min – Palestra: “As Políticas de Crédito do Banco do Brasil voltadas para o Incentivo ao Setor Turístico”. Palestrante: Almir Emídio (Banco do Brasil). 

16h – Painel: “Eles foram Pequenos, Cresceram e Transformaram Sonhos em Realidade”. Expositores: Severino Neto (Mercadinhos São Luiz), Paulo Angelim (Viva Imobiliária). Moderador: Severino Pires (BNB) 

16h50min – Palestra Show com Augusto Gomes, um dos mais ouvidos palestrantes do Brasil. 

Encerramento: Sorteios de tablets e entrega de certificados.

Serviço

6º Seminário Empreender FortalezaOnde: Sebrae (av. Monsenhor Tabosa, 777 - Centro)

Quando: dia 23, sexta que vemHorário: a partir das 8 horas


Publicado originalmente em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...