Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vai sair do emprego? Confira dicas






Vai sair do emprego?

Conheça os diretos e deveres de empregados e empregadores na hora da demissão. Além disso, oriente-se sobre a melhor conduta no adeus à empresa, deixando portas e contatos abertos



Novas oportunidades de trabalho, redução de custos empresariais, reordenamento do quadro de funcionários e até insatisfação com o trabalho estão entre os principais fatores que levam à demissão. Saiba o que dizem as leis protetoras de empregados e empregadores, além da melhor conduta na hora de deixar uma empresa.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, no último mês de agosto a economia fortalezense admitiu 27.007 funcionários e desligou outros 25.446 em empregos formais.

Nas situações de demissão, as mais frequentes são os pedidos de desligamento pelos próprios funcionários e as demissão sem justa causa, segundo o chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE), Luís Alves.

Pedindo para sair

Chegou a hora de deixar o emprego? Para a maioria acontece quando surge a oportunidade de encarar um novo desafio. O primeiro passo, então, é comunicar a decisão.

De acordo com Kleber Leite, diretor da Bratt Consultoria em RH, é preciso ter o cuidado de “não contar primeiro a terceiros, além do empregador. Para não haver insatisfação entre as partes, fale primeiro ao ser superior direto”, orienta.

Quando o funcionário deseja sair, segundo Luís Alves, ele deve formalizar o pedido por escrito, expondo seus motivos numa Carta de Demissão. “Por outro lado, o empregado tem obrigação de cumprir a determinação do aviso prévio, de passar cerca de mais 30 dias trabalhando. Se não puder cumprir, a empresa tem o direito de descontar nos pagamentos”.

Nessa situação, o trabalhador tem direito a receber o saldo do salário pelos dias trabalhados, décimo terceiro proporcional, férias vencidas, férias proporcionais e ainda um terço sobre as férias.

Para Kleber, o importante é “não abandonar a empresa que está trabalhando durante a transição, em especial com as demandas faltantes. Depois o profissional pode necessitar de referências ou até voltar e não deve fechar portas”.

Sem justa causa

Nas demissão sem justa causa o cuidado é da empresa. De acordo com Kleber, ela deve ter a “preocupação de não denegrir a imagem do profissional, para não deixá-lo complexado. Se for motivo de descontentamento com o trabalho exercido, mostre onde ele foi negativo para que ele tenha a chance de evoluir. Ao invés de enganá-lo e criar outro motivo completamente diferente”.

Quando a empresa demite, ela arca com as despesas. Após comunicar, ela pode escolher duas possibilidades para o cumprimento do aviso prévio pelo trabalhador: trabalhado ou indenizado. O empregador pagará ao funcionário o saldo de salário, décimo terceiro proporcional, férias vencidas, férias proporcionais, um terço sobre as férias e multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Nessas condições, o trabalhador poderá sacar esse saldo de FGTS e, caso se enquadre no perfil, pode receber seguro desemprego.

Carta de Demissão

O problema surge na prática quando se comunica no boca a boca. Então, o documento é a prova (Luís Alves)

Franqueza

O funcionário sai tão agradecido que passa a indicar a empresa. As maiores reclamações são dos modelos e processos como foi demitido

(Kleber Leite)

Publicado originalmente em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/empregos/2012/09/29/noticiaempregosjornal,2927555/vai-sair-do-emprego.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...