Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Ritmo mantido na economia do CE"



avanço de 3%

Ritmo mantido na economia do CE

24.05.2012

Atividade econômica cearense avança, segundo Banco Central, oposto do que ocorreu na média nacional

A economia cearense cresceu 3% no mês de março, ante igual período do ano passado, acima da média da região Nordeste, cujo avanço foi de 1,4%. O incremento se manteve estável em relação ao apresentado em fevereiro. Os dados foram apontados pelo Banco Central, por meio do IBCR-CE, indicador que funciona como prévia do PIB (Produto Interno Bruto).

De acordo com o estudo, que é divulgado mensalmente, a atividade econômica do Estado atingiu, no mês de março, o maior nível do primeiro trimestre de 2012, alcançando 151,55 pontos, contra 147,20 de fevereiro e 147,13 de janeiro. Já no terceiro mês de 2011, encontrava-se em 147,08.

No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em março, o IBCR-CE apresenta variação positiva de 3,6%.

Funcionalidade

O indicador do Banco Central engloba diversas informações sobre a cadeia econômica dos estados, regiões e também País, medindo o desempenho de comércio, serviços, indústria e agropecuária. Por isso, funciona como um termômetro do PIB, que, por sua vez, mensura dados mais específicos.

Na série sem ajuste sazonal, em que a comparação é feito com o mês imediatamente anterior - no caso, fevereiro -, a atividade econômica cearense ficou 1,4% maior, aos 153,16 pontos. Nos últimos 12 meses encerrados em março, a ampliação registrada foi de 3,3%.

Além de medir os principais setores da economia, o IBC é útil para o governo também para as decisões relativas a juros.

Os dados do indicador são levadas em conta pelo Banco Central na hora de fixar a Selic, que, nos últimos meses, vêm sendo cortada.

Retração no País

Em trajetória oposta à verificada no Ceará, a média nacional teve desempenho fraco em março, ficando 0,35% menor ante fevereiro, conforme apontou o Banco Central. O primeiro trimestre, no entanto, deste ano registrou alta de 0,15 por cento quando comparado com o quatro trimestre do ano passado. Essa velocidade é menor em relação à que foi vista entre outubro e dezembro passados, quando o indicador mostrou expansão de 0,20 por cento sobre o trimestre imediatamente anterior.

O número ficou abaixo do esperado pelos mercados, que previam 0,5% de elevação. Poucos dias depois do anúncio do valor nacional, o governo divulgou uma série de medidas para estimular o consumo, como redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) de automóveis 0 km e de IOF (Imposto Sobre Operação Financeira) para operações realizadas por pessoas físicas.

PIB

Nesta semana, diante das complicações do cenário econômico mundial, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que o País crescerá somente cerca de 4% em 2012, menos do que o tamanho anteriormente previsto, de 4,5%.

No mercado financeiro, as projeções são ainda mais pessimistas. Espera-se que a soma de todas as riquezas brasileiras apresente crescimento de apenas 3,2% nesse ano, em comparação com 2011.

Média nacional

0,35 por cento foi a retração na economia brasileira no mês de março, ante fevereiro, de acordo com o IBC-BR, indicador que tenta antecipar o PIB

VICTOR XIMENES
REPÓRTER

Disponibilizado originalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...