Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Faculdade CDL formando bons profissionais para o comércio








BONS PROFISSIONAIS

Comércio se fortalece com a Faculdade CDL
15.05.2012



Colação de grau de uma das turmas da Faculdade CDL, que recebe estudantes de vários municípios cearenses, buscando profissionalização



Profissionais graduados na Faculdade CDL estão ajudando a melhorar cada vez mais o trabalho neste setor


Fortaleza

Atualmente, quem deseja abraçar o comércio como fonte de renda precisa adquirir bons conhecimentos por meio da educação, participando de cursos e programas de desenvolvimento educacional para este setor. É com essa visão que a Faculdade CDL chega ao Interior do Ceará ofertando uma grade de cursos e consultorias especializadas. A ideia é ainda, em especial, fortalecer o comércio oferecendo para as empresas bons profissionais também residentes no Interior.

De acordo com a coordenadora acadêmica da Faculdade CDL, Meirijane Anastácio, o ensino se encontra em grande movimentação no atual mundo globalizado. Se por um lado há uma crescente demanda de pessoas interessadas em adquirir conhecimentos que lhes permitam ascender profissionalmente, por outro "encontramos professores e dirigentes interessados em incrementar um ensino de qualidade que fomente o pensamento crítico e contribua com o desenvolvimento da compreensão do homem enquanto ser sociocultural", ressalta a professora. "Essa tarefa é também um desafio para uma Instituição que se propõe ser diferente e duradoura".

Por isso, a Faculdade vem buscando parcerias com as CDLs do Interior por meio da Federação das CDLs do Ceará, que tem um papel importante na condução desse processo ao colaborar com novas ferramentas para o desenvolvimento do comércio do Estado. O presidente da Federação e Diretor da Faculdade CDL, Honório Pinheiro, acredita no potencial que tem mostrado as Câmaras de Dirigentes Lojistas em todo o Estado, o que motiva cada vez mais para uma união de forças entre as entidades em busca da qualificação. "Pois sem educação não há desenvolvimento", ressalta.

Inovação

Neste cenário, a Faculdade CDL, criada em 2008 pela sua mantenedora - a CDL de Fortaleza, é um bom exemplo. A cada ano vem inovando e, a partir de 2012, a grande novidade são os cursos de pós-graduação e extensão realizados em fins de semana. O intuito é viabilizar a participação de alunos oriundos também do Interior do Estado.

Uma oportunidade também é o curso de pós-graduação em ICMS, que irá ocorrer em Juazeiro do Norte, que se configura como uma oportunidade para a capacitação de profissionais do ramo e que, ao final do curso e com a realização da monografia, obterão o título de especialistas.

Outra grande inovação que vem consolidar a crescente presença da Faculdade CDL no Interior do Estado é o incremento da parceria com o Sebrae, onde, por meio do Sebraetec, consultores da Faculdade CDL irão desenvolver projetos de incremento dos pontos de vendas nas áreas de logística, layout, merchandising e vitrinismo.

Cursos

A partir de um projeto arrojado que objetiva unir teoria e prática, a Faculdade CDL vem obtendo um resultado bastante satisfatório. Atualmente, conta com cursos de graduação, pós-graduação, extensão e idiomas. Destaque especial merece ser dado à parceria que a Faculdade CDL desenvolveu com a Universidade Federal do Ceará (UFC), para garantir um projeto pedagógico fundamentado no ensino de qualidade. Lembra a coordenadora Meirijane Anastácio que irão iniciar, no fim de maio, a 4ª. Turma do MBA em Marketing e Gestão do Varejo; a 2ª turma do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, que contempla a gestão do capital humano como diferencial estratégico das organizações - e dentre o seu elenco de assuntos abordados, destaca a disciplina opcional na Espanha, realizada em parceria com a Universidade Complutense de Madri; e o MBA em Logística com ênfase na cadeia de suprimentos e que contará com o seminário opcional na França a ser realizado na Universidade de Aix, conhecida pela sua vocação logística e com previsão de visita ao porto de Marselha. As primeiras turmas tiveram participação de alunos de outros municípios, o que estimulou a Faculdade a abrir novas turmas com aulas, em fins de semanas alternados. As aulas acontecem na sede da Faculdade CDL em Fortaleza.

Graduação

No que se refere à graduação, a Faculdade CDL conta com os cursos de Gestão Comercial, Logística e Marketing, com a próxima prova de vestibular com data marcada para 17 de junho. "Todos os cursos da graduação foram autorizados com conceito máximo no MEC", ressalta a coordenadora da Graduação, professora Marília Marinho, acrescentando ainda que "a partir do 2º semestre, os alunos já recebem certificados parciais e, ao final do curso, que tem duração de dois anos e meio, o sonhado diploma de graduado".

Já no tocante à área de extensão, a Faculdade CDL conta com uma Loja Conceito. "Um shopping Center com 10 ambientes de varejo e serviço que operam como um laboratório para as aulas práticas. Desta forma, aproximamos a inovação à didática dos nossos professores, outro ponto forte e destacado da Instituição, visto que o corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas possuem também experiência prática desenvolvida no âmbito empresarial", comenta a supervisora da área de extensão, Manuela Furtado.

A grade de cursos de curta e média duração, que podem ser praticados in company (fechados para uma determinada empresa) ou aberto ao público. E na busca para acompanhar e atender as demandas do seu público potencial, a faculdade também desenvolve cursos de idiomas, onde atua como turmas de inglês e espanhol onde tem praticado horários flexíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...