Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

"O líder novo"








ARTIGO 11/04/2012 - 01h30

O líder novo
 
Páscoa é renovação, e nunca antes se viveu uma época de tão intensa valorização do novo, do arrojado, do inovador, do renovador: é a era do 3º milênio. Isso ocorre por conta da velocidade que o mundo moderno nos impõe. Assim, é preciso qualificar e educar os novos líderes para que eles possam construir a consciência de que, nessa nova era, ser líder é ser, sobretudo, um servidor. Esse líder novo precisa valorizar mais a disponibilidade para aprender do que o próprio saber, uma vez que a rapidez das transformações exige essa convicção.

Essa era do terceiro milênio se caracteriza, principalmente, pela potencialização dos recursos humanos e pelo grau de comprometimento destes recursos com os objetivos das empresas de que fazem parte.

Nesse contexto surgem os ‘visionários’, os líderes de uma nova ordem mundial que se aplica a todos os setores da sociedade. Recursos humanos essenciais às empresas por serem capazes, principalmente, de estabelecerem pontes entre o passado e o futuro, entre o antigo e o novo, entre o obsoleto e o inovador. Líderes socialmente responsáveis, pois assumem integralmente as ações que, mesmo inicialmente individuais, focam o desenvolvimento coletivo. Que buscam parcerias, pois quanto maiores melhor entendem que nada construirão sozinhos.

Líderes flexíveis, humildes, atualizados, criativos e intuitivos. Líderes que transcendem a exiguidade de sua permanência terrena e que agem buscando o Sagrado nos seus semelhantes; que conseguem além da crença em si, crer nas potencialidades dos outros, apoiando integralmente o desenvolvimento destas. Líderes pacientes, pois às vezes é preciso esperar bastante por resultados de ações de longo prazo. Líderes tolerantes e capazes de desenvolver empatia, que despertam reflexão e percebem possibilidades de crescimento onde outros só veem dificuldades. Líderes com coragem e autocontrole, com perspicácia para separar o essencial do acidental, principalmente, líderes com a capacidade de sentir compaixão suficiente para aceitar a condição humana com suas misérias e grandezas.

Sobretudo, o líder do terceiro milênio é aquele capaz de reconhecer que é necessário buscar harmonia para caminhar junto a seus liderados. Curiosamente, foi há quase dois mil anos, época em que os recursos eram rudimentares e não havia mercado integrado que surgiu o exemplo mais completo desse perfil de líder: Jesus. Homem cuja liderança se mantém absolutamente atual.

Sua liderança foi de tal modo avassaladora que se perpetuou para além de sua existência terrena principalmente, porque Ele não construiu para si, mas para o outro, característica que marca, de modo indelével, a personalidade dos líderes que extrapolam o fazer convencional. Modificam para sempre os paradigmas que os antecederam.

Páscoa é tempo de transformação, época de se lembrar da inexorável liderança de Jesus cujas características nos rementem ao líder novo, esse que se transforma para atuar em conjunto, para servir, apoiar, construir verdades que ultrapassem sua perenidade. Um líder que precisa viver, trabalhar, se relacionar e pensar dentro desse contexto servidor. Um líder que sabe possuir o suficiente, pois a riqueza ele deixará para o coletivo: a força de novas ideias e um ideal mais forte que a própria vida, expresso em suas palavras, mas, sobretudo, em suas atitudes.
 
Honório Pinheiro
Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará

Publicado originalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...