Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril

No Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil, é comemorado no dia 18 de abril, em homenagem ao grande escritor brasileiro Monteiro Lobato. A data foi escolhida em 2002 pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em alusão ao nascimento do escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi o criador da literatura infantil no Brasil, suas obras estão imortalizadas pelos personagens inesquecíveis de suas histórias infantis: Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia, Pedrinho, Narizinho e Emília, contextualizados no Sítio do Picapau Amarelo.


















Segundo a Wikipédia, a Literatura infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico. O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.

É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.

A Biblioteca da Faculdade CDL dispõe de alguns títulos em seu acervo de literatura infantil e infanto-juvenil, recebidos por doação. Confira abaixo as referências, ilustrações e resenhas.

Se você tem filhos, sobrinhos ou irmãos em idade escolar, aproveite para escolher e fazer o empréstimo de um desses livros e propor-lhes a leitura.


PASSOS, João da Silva. A criação do mundo: segundo a bíblia. Rio de Janeiro: Edições de ouro, 43 p.

História biblica para crianças sobre a criação do mundo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


LOUZEIRO, José. A gang do beijo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 189 p.

Um assassinato transforma a rotina de um colégio, e a gangue do beijo está sendo acusada de ter cometido o crime. A partir daí, a narrativa vai crescendo em ação e aventura, envolvendo o leitor numa investigação empolgante. O realismo na prosa de José Louzeiro é o que mais cativa o leitor jovem e constitui a principal característica de sua obra.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
BANDEIRA, Pedro. A marca de uma lágrima. São Paulo: Editora Moderna, 1986. 94 p.

Isabel se acha feia. Feia ou não, é uma garota genial, que acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano. O romance da adolescente Isabel, a jovem poeta tímida e sonhadora que conquistou o emocional dos jovens brasileiros. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

HILLS, Ken. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Editora Ática, 1991. 32 p.
 
A rivalidade entre as grandes potências levou à Grande Guerra (1914-1918), um conflito cheio de inovações: canhões de longo alcance, submarinos, tanques, os primeiros aviões. No final, nove milhões de mortos e muitos conflitos não resolvidos, que dariam origem a outra guerra, vinte anos depois.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


HILLS, Ken. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Editora Ática, 1991. 32 p.

As origens, o desenvolvimento e as conseqüências da luta entre os Aliados e as forças do Eixo: uma guerra que mudou profundamente a face do mundo. Conteúdo: As origens: o nazismo e o expansionismo alemão; formação do Eixo; As várias fases da guerra, na Europa e no Pacífico; a vitória dos Aliados; O mundo após a guerra; a ONU.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


HILLS, Ken. As conquistas romanas. São Paulo: Editora Ática, 1992. 32 p.

O caminho das legiões romanas, que atingiram a Ásia e a África, foi uma rota de conquista, mas também foi o percurso da língua latina, do Direito, dos grandes avanços técnicos. O legado de Roma permanece na cultura do mundo moderno. Conteúdo: Expansão de Roma durante a República; conquista da Itália, Guerras Púnicas, expansão para o Oriente; O fim da República e a expansão nos primeiros séculos do Império; As invasões bárbaras e a queda do Império Romano.














ALMEIDA, Lúcia Machado de . Aventuras de Xisto. 22. ed. São Paulo: Editora Ática, 1999. 128 p.

Um herói jovem e simpático revive o encanto das histórias de cavalaria da Idade Média, na eterna cruzada do Bem contra o Mal. Com Suplemento de Atividades.












JOSÉ, Ganymédes; NORONHA, Teresa. Bang-bang na italiana. São Paulo: Atual Editora, 1988. 139 p.

Dois aventureiros rivais instalam-se no Brasil, fundam a Villa Mozzarella e Virginia City, contraem uma dívida externa com índios corruptos e vivem rocambolesca e cinematográfica aventura, à moda dos antigos westerns.





 
 
 
 
 
 
 
 

ROSTAND, Edmond ; BRAGA, Rubem . Cyrano de Bergerac. 12. ed. São Paulo: Scipione, 1999. 88 p.

Cyrano é um brilhante poeta e bravo espadachim que vive na França do século XVII. Dono de um enorme nariz, e achando-se feio e desprezível, teme declarar o seu amor a Roxana, sua bela prima. Esta, por sua vez, é apaixonada por um colega de Cyrano, o cadete Cristiano, que não tem qualquer talento para expressar seus sentimentos pela jovem. Sem esperança de conquistar a prima, Cyrano ajuda o cadete, redigindo suas declarações de amor.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FRANK, Penny. Davi e o gigante Golias. Porto Alegre: Sinodal, 1992. 23 p.

Nesta história Deus usa Davi para mostrar a seu povo o que realmente significa confiar em Deus. Voce pode ler esta história no primeiro livro de Samuel, capitulo 17 na Biblia Sagrada. Nesta história Deus usa Davi para mostrar a seu povo o que realmente significa confiar em Deus.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CARRASCO, Walcir. Estrelas tortas. São Paulo: Moderna, 2003. 104 p.

Marcella é uma jovem bonita e esportiva. Sofre um acidente de automóvel, com a mãe ao volante. Torna-se paraplégica. Sua vida muda completamente. Seu cotidiano é cruel. Aprende a adaptar-se à perda de movimentos. Tudo parece difícil. Mas ela descobre novos amigos e encontra forças para reconstruir sua vida mostrando que, por pior que sejam os obstáculos, sempre é possível dar a volta por cima. Cada capítulo é narrado em primeira pessoa por alguém da família ou do círculo de amigos de Marcella, dando versões diferentes da tragédia e mostrando como se pode encontrar um novo caminho.













HAWKING, Lucy; HAWKING, Stephen. George e o segredo do universo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. 301 p.

Radicais, os pais de George não o deixam ter acesso à tecnologia. Mas junto com a amiga Annie e um supercomputador, eles farão uma viagem de aventura e aprendizado pelo espaço sideral. Um enredo criado para mostrar as revolucionárias idéias e conceitos de Física e Astrofísica de Stephen Hawking sobre o Universo, de uma forma divertida para o público infantil. 1º livro da trilogia.













SCOTT, Walter ; TAKAHASHI, Jiro . Ivanhoé. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2005. 111 p.
 
Um clássico da literatura mundial, a obra prima de Sir Walter Scott. Ivanhoé é um livro do qual todos já ouviram falar. A saga do cavaleiro negro, os Templários e as Cruzadas. Uma história de amor, guerra e honra. Uma trama que prende o leitor do começo ao fim do livro, sempre trazendo novos elementos e surpreendendo o resultado final. Uma novela de cavalaria, que por meio da ficção traz muito da história real da Inglaterra.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

FRANK, Penny. Jacó e Esaú. Porto Alegre: Sinodal, 1990. 23 p.
 
A Biblia nos conta como Deus escolheu os israelitas para serem seu povo especial. Prometeu-lhes sempre ter amor e cuidado para com este povo. Eles por sua vez, tinham que obedecer a Deus. O fundador do povo escolhido por Deus foi um homem chamado Abraão.A presente história fala do filho de Abraão, Isaque e de sua familia. Eles tinham que aprender a obedecer a Deus e confiar, como Abraão. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


FARIAS, Maria da Conceição. Juntando e desmanchando. Fortaleza: Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, 1988. 72 p.

Um livro de poesias para crianças. Era de uma forma natural e espontânea que chegavam à criança, proporcionando-lhe um mundo de fantasias, de sonhos, estimulando diversas e variadas experiências, brincadeiras, a criação de personagens, de geração a geração: avós, tios, babás, contadores de historias... , ao fazerem a criança dormir, em horas de lazer...; ou professores cientes do valordo "imaginário" , com imensa satisfação se esmerando no ato de contar hostórias : contos-de-fada, lendas, fábulas etc.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

MOTT, Odette de Barros. Justino, o retirante. São Paulo: Atual, 2003. 144 p.
 
Justino, um garoto de 12 anos, fugindo da seca e das relações de opressão presentes na zona rural nordestina, torna-se um retirante logo após a morte dos pais. Em sua viagem, marcada pelo sofrimento, conhece Chico Cego, um verdadeiro amigo, com quem vai para um pequeno vilarejo. Nesse local, encontra D. Severina, uma boa senhora que acolhe Justino e o apóia na realização de seu maior sonho: estudar e tornar-se médico, para ajudar seus "irmãos sofridos".
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

BANDEIRA, Pedro. Mariana. São Paulo: Vôo livre, 1996. 87 p.

Mariana sofre por ser ainda menina, enquanto suas amigas já são mocinhas e até namoram. Ajudada pelo amigo Jorginho, inventa histórias sobre um namorado que está no exterior, para ninguém perceber que ela é diferente.












FRANK, Penny. Noé e a grande enchente. Porto Alegre: Sinodal, 1989. 23 p.

A bíblia nos conta que,quando Deus fez o mundo,tudo era bom.Ele fez a terra,os animais e as pessoas.As pessoas,porém,lhe desobedeceram e estragaram o mundo. O tempo foi passando,e as coisas ficaram tão ruins que Deus se arrependeu de ter feitos pessoas.Mas havia um homem que lhe agradava.Seu nome era Noé.












FRANK, Penny. O casamento de Isaque. Porto Alegre: Sinodal, 1989. 23 p.

A Biblia nos conta como Deus escolheu os israelitas para serem seu povo especial. Prometeu sempre ter amor e cuidado para com este seu povo.Eles, por sua vez, tinham que obedecer a Deus. Abraão foi escolhido por deus para ser o primeiro deste seu povo.A presente história conta o que aconteceu quando Isaque, o filho de Abraão queria se casar.













PINTO, Guilherme Cunha. O céu é um espelho lá longe. São Paulo: Atual Editora, 1988. 59 p.

As Três Marias pegam uma carona no cometa Halley para chegar a uma grande festa na Via Láctea. A festa ia bem, até que o Sol resolveu se apaixonar por uma estrela e fugir com ela pelas galáxias.













DREGUER, Ricardo. O homem-pássaro: história de um migrante. São Paulo: Moderna, 2003. 48 p.

Pedro é um homem-pássaro como tantos outros deste Brasil que voam de um lugar a outro. Por isso são chamados de migrantes. Nesse livro, vamos conhecer a terra onde Pedro nasceu, sua vida em família, suas brincadeiras de infância e seus sonhos de menino. Depois viajaremos com ele pelo sertão nordestino e para a cidade grande, pulando de galho em galho pelo país, e veremos que nem sempre é fácil viver numa terra diferente. Por fim, vamos saber como Pedro construiu um ninho seguro para protegê-lo até a velhice. Conhecer e respeitar a diversidade da cultura dos migrantes e dos imigrantes é o desafio que este livro propõe.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SWIFT, Jonathan ; LOPES, Cláudia . Viagens de Gulliver. São Paulo: Scipione, 2002. 136 p.

Desde menino, Gulliver sonhava em viver grandes aventuras nos mares. Quando adulto, tornou-se médico e passou a exercer sua profissão em navios. Assim, abandonou sua família na Inglaterra para realizar o seu sonho de infância. Neste livro, ele conta como foi parar em reinos e países exóticos e as aventuras que viveu por lá.














GALDINO, Luiz. Os doze trabalhos de Hércules. São Paulo : FTD, 2000. 71p.

A deusa Hera vê o reinado do seu filho Euristeu ameaçado pela inteligência de Hércules e faz o herói enlouquecer ao ponto de matar seus próprios filhos. Ao recuperar a razão, o herói consulta o oráculo de Delfos, que decide: "Se quiser se redimir dos crimes cometidos, deverá servir a Euristeu durante doze anos, realizando doze árduos trabalhos."













PRADO, Lucilia Junqueira de Almeida. Afinal, é a felicidade. São Paulo: Editora Parma, 47 p. 

Rafael vivia solto e feliz em um sítio do Paraná. Aos sete anos, passou a usar muletas e com elas permaneceu durante toda a infância. Já mais moço, foi para a cidade trabalhar com o tio. O problema nas pernas o impediu de se tornar um rapaz realizado e apaixonado.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...