Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Novas aquisições

Chegaram livros novos na Biblioteca!
Aguardamos sua visita.


BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação de pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: ZAHAR EDITORES, 2008. 199 p.






Um dos mais perspicazes pensadores da atualidade, Zygmunt Bauman nos revela a verdade oculta, um segredo bem guardado da sociedade contemporânea: a sutil e gradativa transformação dos consumidores em mercadorias. As pessoas precisam se submeter a constantes remodelamentos para que, ao contrário das roupas e dos produtos que rapidamente saem de moda, não fiquem obsoletas. Bauman examina ainda o impacto da conduta consumista em diversos aspectos da vida social: política, democracia, comunidades, parcerias, construção de identidade, produção e uso de conhecimento. E não esquece de analisar como esta característica parece evidente no mundo virtual: redes de relacionamento, como Orkut e MySpace, não trabalham com a idéia do homem como produto.

------------

BUENO, Maria Lucia; CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: SENAC São Paulo, 2008. 293 p.





Mais do que mostrar, com fatos curiosos e rigor histórico, como os últimos séculos viram surgir e consolidaram os campos do turismo, da hotelaria, da gastronomia, dos eventos e do lazer contemporâneos, essa coletânea explica como e por que, do mundo da arte ao do vinho, da produção de moda às convenções amorosas, tudo é perpassado e modificado pela sociedade de consumo. Uma leitura instigante e reveladora sobre esses domínios tão diversos e, ao mesmo tempos, tão intrincados que se reformulam para responder aos desafios do mundo globalizado.
----------


HAWKINS, Del L ; MOTHERSBAUGH, David L ; BEST, Roger J . Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2007. 508 p.




Este livro baseia-se na crença de que o conhecimento dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor pode, com a prática, ser usado para desenvolver uma estratégia de marketing sólida. Tendo isso em mente, buscamos três objetivos.Em primeiro lugar, apresentamos uma descrição razoavelmente abrangente dos diversos conceitos e teorias comportamentais que se provaram úteis no entendimento do comportamento do consumidor. Isso, geralmente, é feito no início de cada capítulo ou no início de subseções maiores em cada capítulo. Acreditamos ser importante ter um entendimento minucioso acerca de um conceito antes de aplicá-lo com sucesso em diferentes situações. Em segundo lugar, apresentamos exemplos de como esses conceitos foram utilizados no desenvolvimento de estratégias de marketing. Tentamos deixar claro que esses exemplos não são "como utilizar este conceito". Em vez disso, são apresentados na forma "como uma organização que enfrentava uma situação específica de marketing utilizou este conceito". Em terceiro lugar, ao final de cada capítulo e seção principal, apresentamos algumas perguntas, atividades ou casos que requerem que o aluno aplique os conceitos estudados.Além disso, existem estudos de casos ao final de cada seção principal do livro, exceto a primeira. Cada estudo de caso pode ser abordado por uma variedade de ângulos, e são fornecidas algumas questões para a discussão de cada um deles. Muitos podem ser lidos em sala de aula e utilizados para gerar uma discussão sobre um assunto específico. Os alunos gostam dessa abordagem e muitos professores consideram-na um modo proveitoso de motivar a discussão em sala de aula.
----------


TAYLOR, David A . Logística na cadeia de suprimentos: uma perspectiva gerencial. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 350 p.



Dividido em cinco partes: Desafios, Soluções, Operações, Planejamento e Projeto, este livro é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de administração, ou que tenham a disciplina de logística com enfoque gerencial, podendo também ser utilizado por profissionais da área.
----------


TERRIBILI FILHO, Armando . Gerenciamento de projetos em 7 passos: uma abordagem prática. São Paulo: M.Books do Brasil, 2011. 286 p.




Neste livro, o autor Armando Terribili consegue de uma forma objetiva, prática e didática abordar todos os aspectos importantes para tornar um projeto um sucesso.
Embora existam bons livros na área de Gerenciamento de Projetos, este livro vem suprir uma lacuna de um "passo a passo" para Gerentes de Projetos com qualquer nível de experiência, unindo a vasta experiência profissional do autor com sua vivência acadêmica, trazendo respectivamente, uma abordagem prática aliada a aspectos didáticos. Além disto, no livro são apresentados 25 artigos de autoria do professor, abordando temas relevantes no Gerenciamento de Projetos, nem sempre encontrados nos tradicionais livros técnicos, como: conflitos decorrentes das diferentes gerações de profissionais, tipos de locais de trabalho (home office, home based e coworking), gerência de equipes remotas, motivação, ética, liderança, assédio moral e sexual. Este livro pode ser traduzido como um manual de referência para aqueles que querem conhecer mais da área de Gerenciamento de Projetos, sejam estudantes, professores ou profissionais de mercado. Os exemplos apresentados neste livro, que evoluem em cada capítulo e os "10 pontos relevantes" de itens abordados se tornam um guia metodológico que endereça as principais dúvidas dos profissionais da área. O leitor consultará este livro em seu dia a dia, pois este não é um livro de estante, mas sim, um livro de mesa!
----------



VIEIRA, Darli Rodrigues ; ROUX, Michel. Projeto de centros de distribuição: fundamentos, metodologia e prática para a moderna cadeia de suprimentos. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2011. 273 p.





Neste livro os autores, conhecidos pesquisadores e consultores internacionais, estruturam uma abordagem que orienta o projeto das instalações e da organização de CDs, desenvolvendo um estudo lógico e abrangente das funções de estocagem necessárias às novas exigências empresariais e descrevendo as grandes famílias de soluções disponíveis.  Estruturado em oito partes o conteúdo informações críticas para o sucesso do projeto do CD. A parte 1 desenvolve e analisa as diferentes soluções (metodologias) de projeto de CDs adotadas no mercado brasileiro. A parte 2, detalha o projeto da parte física do CD, caracterizando as decisões necessárias (número de CDs, restrições de operação etc), os dados estáticos(famílias logísticas, artigos etc), dimensionamento estático das necessidades (volumetria, sazonalidade etc) dados dinâmicos (fluxos de chegada e saída, preparação dos pedidos etc) e dimensionamento dinâmico (cálculo do fluxo, períodos etc). O projeto das diferentes áreas funcionais do CD constitui a parte 3. Os equipamentos estáticos e móveis caracterizam a discussão da parte 4, explicitando o problema da estocagem móvel e a estocagem dinâmica, assim como as soluções de empilhadeiras e os cálculos operatórios. Na parte 5 problemas como riscos potenciais, choque, incêndio e explosão são tratados visando garantir o nível de serviço estabelecido. Na parte 6 é desenvolvido um método de melhoria rápida das funcionalidades dos CDs, analisando a racionalização do estoque, a otimização dos trajetos e definindo regras práticas para ajudar na implantação do projeto de melhoria. A parte 7 discute a transferência do CD sob aspectos e razões objetivas, destacando questões como descontinuidade e continuidade de operações e documento de especificação da transferência. Finalmente, a parte 8 discute brevemente a questão do fazer ou fazer fazer das operações logísticas sob a ótica do CD. Problema clássico na área de operações e que pode ter diferentes respostas dependendo da estratégia de negócio adotada.  Escrito de maneira clara e didática, oferecendo uma metodologia objetiva para avaliar e projetar os CDs, este livro é um recurso fundamental para todos envolvidos na moderna gestão da cadeia de suprimentos.

Resenhas extraídas dos sites de livrarias.

Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...