Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Resenha de Capitães de Areia em homenagem ao Dia do Leitor

Em comemoração ao Dia do Leitor, neste dia 07 de janeiro, postamos uma resenha especial.





AMADO, Jorge. Capitães da areia. 92. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 231 p.


Capitães da Areia é um livro do gênero romance escritor pelo renomado escritor baiano Jorge Amado. A obra foi publicada no ano de 1937, mas até hoje é lembrada por causa de seu enredo envolvente, e por meio dela, pessoas de todo o mundo passaram a conhecer a obra de Jorge Amado e tornaram-se fãs.

O escritor nasceu na cidade de Itabuna, na Bahia, no ano de 1912. Jorge Amado passou boa parte de sua infância em Ilhéus onde presenciou diversos conflitos entre grandes fazendeiros e exportadores de cacau, sendo esta uma temática recorrente em suas obras. A partir da década de 30, no Rio de Janeiro, ingressou no curso de direito e iniciou sua carreira literária. Suas produções continham referências ao socialismo e as injustiças sociais. Capitães da Areia faz parte dessa primeira fase do escritor. Nesta fase, as histórias de Jorge Amado eram consideradas documentárias e faziam referência aos problemas presentes na sociedade brasileira, causados em sua maioria por causa da transição da sociedade agrária para a industrial.

Foi eleito, em 1945, deputado estadual pelo partido comunista e teve seu mandato cassado, assim como os demais membros eleitos do partido. Fez uma longa viagem para a Europa e Ásia e só regressou aos pais em 1952. Anos depois, fundou o semanário “Para Todos” e foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

A segunda fase de sua produção literária foi iniciada com “Gabriela, Cravo e Canela”, em 1958. Nesta fase, suas histórias são marcadas por críticas carregadas de uma boa dose de humor e sátiras. Outros livros que se destacaram nesta fase foram Dona Flor e seus Dois Maridos, Teresa Batista Cansada de Guerra, entre outros.

Varias obras do escritor foram adaptadas para rádio, cinema e televisão, sendo traduzidos para mais de 30 idiomas. Jorge Amado foi agraciado com diversos prêmios. Em 1979, casou-se com a escritora Zélia Gattai. Publicou 25 romances, dois livros de memórias, duas biografias, duas histórias infantis e diversos contos, poesias e crônicas. Faleceu em 6 de agosto de 2001.

Um dos livros de Jorge Amado mais lembrado por causa de seu conteúdo atual e envolvente é Capitães da Areia. A história gira em torno de um grupo de menores abandonados que moram nas ruas da cidade de Salvador. Eles eram conhecidos como Capitães da Areia e o enredo ambienta-se na década de 30. Naquela época, o Brasil era afetado por uma epidemia de bexiga. A polícia destinava-se a perseguição dos menores, que cometiam delitos nas ruas. Porém, os policiais não tinham senso de justiça e sentiam um prazer sádico em torturar as crianças.

Sentindo-se menosprezados e injustiçados, os Capitães da Areia revoltam-se com sua condição e tornam-se agressivos. Porém, nas ruas encontram a liberdade que tanto necessitam. Abrigam-se em um velho trapiche (Espécie de armazém) abandonado, de onde vem o nome do grupo.

O trapiche é uma espécie de lar. É o único lugar onde se sentem verdadeiramente como uma família. O pequeno armazém ocupa lugar de destaque no decorrer da narrativa. É onde os Capitães da Areia fazem suas próprias regras. O lugar se mantém oculto, pois os policiais, pois mais investigações que façam, não conseguem descobri-lo. Apesar de se localizar na parte mais pobre da cidade de Salvador, é na Cidade Alta que os Capitães da Areia realizam seus furtos.

O que os menores têm em comum é a pobreza, o abandono, a desilusão e o preconceito que sofrem por parte dos demais habitantes da cidade que ignoram que essas crianças só precisam de uma oportunidade. Apesar de a obra ser de décadas atrás, percebemos que ela mantém sua atualidade, pois esse tipo de problema social ainda é uma recorrente na sociedade brasileira e, infelizmente, está longe de ter uma solução consolidada.  Por isso, a obra de Jorge Amado configura-se como um importante mecanismo de reflexão para todos que se preocupam com as problemáticas sociais. Sem dúvida, um livro que será para sempre reconhecido.

Em 2011, os diretores Cecília Amado e Guy Gonçalves adaptaram o livro para o cinema. O filme se mantém fiel a história original e para os amantes de filmes que foram baseados em livros é uma boa pedida.

A Biblioteca da Faculdade CDL dispõe em seu acervo de 2 exemplares de Capitães da Areia. Se ao ler esta pequena resenha, você se interessou pela história, saiba que ficaremos lisonjeados com sua visita à Biblioteca. O nosso intuito é despertar o gosto pela leitura, afinal, bons livros sempre serão bem-vindos.

Aguardamos sua visita!

Boas férias!


Resenha de Dadylla Oliveira
Estagiária de Biblioteconomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...