Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Produção Acadêmica do Curso de Gestão Comercial: Plano de Ação


CURSO DE GRADUÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO COMERCIAL


Disciplina: Planejamento Estratégico de Marketing


4º Semestre
 

André Anderson da Silva Pinto
Francisco Antônio Vieira Martins Junior
Sandra Maria Cesar da Silva Pinto




PLANO DE AÇÃO

 


Artigo solicitado pelo professor Giovani Nogueira apresentado ao Curso de Gestão Comercial da Faculdade CDL, como composição das atividades referentes à nota de AP2, da disciplina de Planejamento Estratégico de Marketing.

Orientador: Professor Giovani Nogueira de Lima




1 INTRODUÇÃO


Neste trabalho será passado como fazer, e a devida importância que os empresários devem ter no planejamento e execução do plano de ação. Irá mostrar ainda, quais são os pontos positivos e negativos de se ter um plano de ação bem elaborado e o quanto é importante o acompanhamento do mesmo para tomada de decisões.


2 REFERENCIAL TEÓRICO


2.1 O que é um Plano de ação?


Plano de ação é o planejamento de todas as ações necessárias para se atingir um objetivo. Primeiro, precisamos definir o que queremos – e a partir daí, relacionar tudo o que é necessário fazer para atingir o objetivo esperado. Ele deve dizer quem fará o que de forma clara para não gerar dúvidas na execução de cada atividade para atingir o objetivo e quando necessário informar o porquê de ter que se dar aquele passo, como deverá ser feito, quem fará, se será necessário ajuda e que sem será essa ajuda e onde será feita e quanto custará para por em prática o plano de ação.


2.2 Por que fazer um plano de ação?


É necessário fazer um plano de ação, pois com ele feito fica mais fácil atingir o objetivo. Ele é que dará todos os passos para que o empresário (o plano de ação pode ser aplicado tanto na vida profissional quanto na vida pessoal) possa manter-se focado e sempre caminhar em linha reta ao objetivo, e caso perceba algum erro no meio do caminho, ter um direcionamento e poder corrigir a falha. Também é necessário definir uma data de início e fim do plano e ação, fazendo sempre um acompanhamento.


2.3 Técnicas usadas para fazer um plano de ação


Uma das técnicas bastante utilizada para a confecção do Plano de Ação é a 5W2H. Essa sigla é composta pela primeira letra de sete palavras em inglês que são:

WHAT – WHO – WHEN – WHERE – WHY – HOW – HOW MUCH

Cuja tradução quer dizer, respectivamente:

O QUE – QUEM – QUANDO – ONDE – POR QUE – COMO – QUANTO

As palavras “por que" e "quanto”, dirão qual o objetivo do plano de ação, elaborado em nível estratégico;
A palavra “o que”, definirá o objeto do plano de ação, elaborado em nível gerencial;
As palavras “como", "quem", "quando" e "como”, corresponderão aos detalhes de como fazer o plano de ação, elaborado em nível tático / operacional.


3 ASPECTO DA REALIDADE


Para exemplificar melhor a técnica 5W2H, segue abaixo um exemplo bem simples de como fazê-la e como mantê-la focando sempre no objetivo desse plano de ação:




4 CONCLUSÃO 


Após pesquisa sobre o assunto, percebemos o quanto é importante planejar tudo, mas TUDO MESMO o que fazemos e desejamos fazer. O plano de ação é justamente isso: traçar todos os prós e contras para a realização de um determinado objetivo. Com ele é bem mais fácil e prático tomar as decisões que são necessárias para o sucesso.

Como podemos nos orientar melhor, economizar tempo e muitas vezes até dinheiro é bem mais compensatório reservar um tempo para fazer um excelente plano de ação do que fazer tudo sem orientação correndo um risco altíssimo de dar errado, porque a chance de qualquer coisa dar certo sem um planejamento é quase que zero, sem contar que desperdiça muito mais tempo do que se houvesse feito um planejamento.


REFERÊNCIAS


O Coruja. 5W1H – Como fazer um plano de ação. Disponível em: <http://www.ocoruja.com/index.php/2009/5w1h-como-fazer-plano-de-acao/>. Acesso em nov. 2011.
MACHADO, Roberto. Como fazer plano de ação 5W2H e modelo de exemplo em planilha. Disponível em: <http://www.doceshop.com.br/blog/como-fazer-plano-de-acao-5w2h-e-modelo-de-exemplo-em-planilha/>. Acesso em: nov. 2011.


Um comentário:

  1. É um momento único, ou melhor, primeiro, na qual os alunos André Anderson da Silva Pinto, Francisco Antônio Vieira Martins Junior e Sandra Maria Cesar da Silva Pinto esforçaram-se para produzir um mini artigo. De certo que temos muito a melhorar, mas como diríamos se estivéssemos em um campo de futebol: "batemos o centro". Agora é produzir mais e melhor.

    Parabéns aos alunos.
    Parabéns a Faculdade CDL.

    E vamos em frente. Estamos juntos.

    ResponderExcluir

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...