Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entrevista com leitoras da Biblioteca

A Biblioteca recebeu como doação quatro exemplares do livro "Parece que foi amanhã", uma biografia dinâmica, recheada de ilustrações e entrevistas concedidas ao longo dos anos, pelo Empresário J. Macêdo.

Recebemos diretamente das mãos da D. Francilene, Gestora da Secretaria Geral da CDL, que ressaltou terem sido doados pelo Dr. Roberto Macêdo, presidente da FIEC, filho do empresário.

Diante dos comentários positivos da D. Francilene, o livro chamou a atenção das colaboradoras Mirlene e Vânia, ambas da Secretaria da Faculdade, induzindo-as a fazerem, de imediato, a solicitação de empréstimo na Biblioteca.

A Biblioteca buscou, junto as duas leitoras, a razão para essa motivação, assim como o parecer delas sobre a leitura, obtendo respostas por intermédio de uma pequena entrevista, que registramos abaixo:
Mirlene

 

B - Qual a motivação para a leitura desse livro?
M - O que me chamou a atenção nesse livro foi o subtítulo: "As ideias que levaram ao futuro o empresário, patriarca e cidadão José Macêdo". Eu queria saber o ele fez, o que tinha de bom para gerar esse fruto, uma empresa tão gigante como a J. Macêdo.


B - Você está apreciando a leitura?
M - Muito! É uma lição de vida para quem está levando a vida de empresário. Todos deviam ler, J. Macêdo é um guerreiro para o nosso tempo.


B - O conteúdo da obra está correspondendo as suas expectativas?
M - Exatamente! Fiquei impressionada pelo fato de antes mesmo de o 13º salário existir oficialmente, em 1962, o J. Macêdo, já praticava nas empresas dele, assim como os conceitos e uso do endomarketing e do CRM. Quanto ao salário mínimo, ele afirma que nenhum funcionário dele recebe apenas um.
Gostei muito de uma frase da página 70, que me fez refletir:

"Numa empresa todos são vendedores. E nada é mais importante para um vendedor do que honrar o que prometeu ao cliente".


Vânia

B - Qual a motivação para a leitura desse livro?
VA D. Francilene foi entrando aqui e já fazendo comentário sobre o livro, trazendo boas referências sobre o J. Macêdo, dizendo que todos deviam ter respeito por ele e pela história desse homem, isso me motivou a ler o livro.


B - Você está apreciando a leitura?
V - Estou gostando muito da leitura, por intermedário dela, fiquei sabendo de outras empresas e marcas do grupo empresarial J. Macêdo: a empresa Hidracor, a CEMEC, o Macarrão Brandini... Quando comecei a ler a história, achei muito interessante o fato de que nenhum funcionário dele ganha igual a um salário mínimo, todos ganham mais que um mínimo, está aqui na página 70:

"Em 1984 decidimos que nenhum funcionário da nossa empresa ganharia um salário mínimo, via de regra, são dois salários. Os nossos diretores que assumem responsabilidades de comando da empresa são pessoas que ganham mais que qualquer mini-empresário". 


B - O conteúdo da obra está correspondendo as suas expectativas?
V - Está correspondendo muito! Estou descobrindo tudo sobre a vida dele, até que, mesmo aos 90 anos, ele ainda comparece à empresa. Ainda estou lendo o livro mas estou com uma sede danada para terminar.  Outra passagem que me chamou a atenção foi a narrativa que ele fez acerca do pedantismo das pessoas:

"Certa vez, em um vôo de São Paulo a Fortaleza, eu sentei ao lado de um desses executivos cheios de si. Ele passou a viagem toda dizendo 'eu sou isso, eu faço aquilo, eu mando em não-sei-quem.' E eu, escutando. Quando estávamos perto de desembarcar ele parou o falatório por um instante e perguntou: 'Quando nos apresentamos o senhor falou que trabalhava na J. Macêdo, o que o senhor faz mesmo lá?.' Eu, que estava farto da conversa dele, respondi com indisfarçada ironia: Eu sou o Jota."



PAIVA, Flavio (Org); MONTEIRO, João de Paula (Org). Parece que foi amanhã: as idéias que levaram ao futuro o empresário, patriarca e cidadão José Macêdo. Fortaleza: Omni Editora, 2009. 141 p.

A Biblioteca agradece a doação, na certeza de que muitos outros leitores apreciarão a obra, tal como Mirlene e Vânia.

A CDL recebe muitas doações de livros e estes são repassados para a Biblioteca, ampliando e diversificando o seu acervo.

Os livros estão disponíveis para empréstimo.
Biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...