Biblioteca da Faculdade CDL

Biblioteca da Faculdade CDL

O Blog da Biblioteca da Faculdade CDL é um espaço destinado à comunicação da Biblioteca com os alunos e professores, onde é possível fazer postagens e comentários relativos a assuntos que envolvam, de alguma forma, a Biblioteca e o ambiente acadêmico em geral. O objetivo do blog é informar, registrar momentos e incentivar o gosto pela leitura e pela escrita.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Contextualizando a disciplina







Professor: Mardônio Costa
Disciplina: Estatística Aplicada a Negócios
---------------------------------------------------------------

Negócios
Diário do Nordeste

2º MELHOR RESULTADO DO NE

Varejo cearense vende 12% a mais em janeiro


16/3/2011







































No Ceará, a atividade comercial registrou desempenho acima da média nacional, que avançou 8,3%

O varejo cearense começou 2011 no azul. Com expansão de 12,2% em suas vendas de janeiro ante igual mês do último ano, a atividade comercial registrou índice acima da média nacional, que fechou em 8,3%.

O resultado atingido pelo Ceará também o posiciona na segunda colocação entre os estados nordestinos, ficando atrás apenas da Paraíba, onde os varejistas puderam comemorar vendas 19,4% maiores. No acumulado de 12 meses, a expansão alcança 13,9%. Os dados integram a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No indicador mensal, destaque para o desempenho do setor de Livros, jornais, revistas e papelaria, que recebeu incremento de 62,6% nas vendas do primeiro mês deste ano ante janeiro de 2010. A sazonalidade do setor, motivada pela volta às aulas, exerceu forte influência sobre o resultado.

"Neste ano, sentimos que as vendas de material escolar foram maiores. Além desse fator, acredito que a campanha de incentivo à leitura também levou mais pessoas às livrarias e, consequentemente, fez com que elas comprassem mais livros", comentou a diretora do Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Ceará (Sindilivros), Mileide Flores.

Na sequência, os melhores resultados no Estado foram atingidos pelos seguintes setores varejistas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (26,1%); Móveis e eletrodomésticos (14,9%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (13,3%). Em sentido oposto, houve variação negativa apenas nas vendas do setor de Combustíveis e lubrificantes (-1,8%).

Classes C e D

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Freitas Cordeiro, destaca que as classes socioeconômicas C e D também exerceram forte pressão para incremento nas vendas no varejo. "Mesmo sendo um Estado considerado pobre, estamos desenvolvendo a nossa economia. As classes C e D são preponderantes no Nordeste e no Ceará. Quando essas pessoas ampliam o seu poder de compras já se vê os resultados", ressalta o empresário. Segundo Freitas Cordeiro, o resultado de fevereiro já sinaliza para uma leve queda nas vendas.

"Já para março, por conta da Campanha Fortaleza Liquida (que tem início amanhã e se estende até o dia 27), devemos ter um mês de retomada", diz. Iniciada em janeiro, a alta da taxa de juros não se refletiu ainda no desempenho do comércio varejista naquele mês.

Na comparação com janeiro do ano passado, o comércio registrou crescimento de 8,3%, o que mostra uma desaceleração ante o resultado de dezembro, quando, nessa mesma base de comparação, o setor havia tido acréscimo de 10,2%. Nos últimos 12 meses terminados em janeiro, o índice do IBGE acumula alta de 10,7%.

Retomada

"Mesmo sendo um Estado pobre, estamos desenvolvendo a nossa economia"

Freitas Cordeiro
Pres. da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza

LÍVIA BARREIRA
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...